MEC apresenta Base Nacional Curricular do Ensino Médio

Nesta terça-feira (03) O Ministério da Educação entregou a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para o Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento agora parte para a fase final de elaboração, que compreende a discussão e votação do texto pelos conselheiros do CNE.

Entrega da Base Nacional Comum Curricular - Reprodução/Facebook

Segundo declaração do presidente do Conselho, Eduardo Deschamps, o calendário de aprovação será discutido e será considerada a realização de audiências públicas pelo País, como ocorreu no processo da Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada no final do ano passado.

A Base Nacional do Ensino Médio vai orientar o currículo da etapa, em sinergia com a Reforma do Ensino Médio, também aprovada em 2017. O documento – que vem organizado por áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias, matemáticas e suas tecnologias, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas – orientará parte comum do currículos de todo país, o que corresponde a 60% da carga horária da etapa.

O texto ainda prevê que apenas as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa deverão ser oferecidas aos estudantes obrigatoriamente nos três anos do ensino médio. As 12 restantes, como Física, Química e Filosofia, aparecem de maneira interdisciplinar em três áreas de conhecimento definidas como ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e suas tecnologias.

Da carga horária total da etapa 1800 horas são reservadas aos conteúdos da base. As demais 1200 serão dos itinerários formativos, que devem ser ofertados pelas redes de ensino e escolas conforme. A base prevê cinco áreas para os itinerários: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, e educação técnica e profissional.

Com isso, a partir da base curricular proposta, os alunos poderão optar por uma formação técnico-profissionalizante que poderá ser cursada dentro da carga horária regular do ensino médio. E as escolas terão autonomia para construir currículo dos estudantes.

Ainda durante o evento de entrega do documento ao CNE, o Ministério da Educação informou que vai elaborar um guia de orientação para implementação dos itinerários formativos para apoiar as redes de ensino e escolas.

A Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e o ensino fundamental foi aprovada e homologada no fim de 2017.

O governo espera que a nova Base esteja pronta para ser aplicada nas escolas em 2019.