Desaprovado por 90%, Temer diz: críticas são “malabarismo eleitoral”

Implodido pelo prisão de aliados numa ação que pode resultar na terceira denúncia junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), Michel Temer decidiu não falar sobre o assunto, mas disse nesta quinta-feira (29), durante a inauguração de um novo terminal do Aeroporto de Vitória (ES), que a presidência é um “trabalho dificílimo” e “fica sujeito a bombardeios a todo momento”.

Temer inaugura aeroporto em Vitória - Alan Santos/PR

“Sem embargo a presidência ser um trabalho dificílimo, é uma coisa que você fica sujeito a bombardeios a todo momento, mas tenho a felicidade de ter chegado aqui, e não estou falando de um governo de quatro anos ou oito anos. Estou falando de um governo que completou dois anos. Tem 1 ano e 11 meses. E foi nesse período que pudemos fazer tudo isso que foi feito e, particularmente – e aqui quero comemorar – poder inaugurar no dia de hoje o Aeroporto de Vitória”, afirmou Temer no discurso. Ele chegou ao poder depois de dar um golpe do mandato da presidenta Dilma Rousseff, da qual era vice.

Com uma rejeição recorde nas pesquisas de popularidade, mas com pretensões de disputar as eleições de outubro para a vaga no Planalto, Temer discursou como candidato. Disse que seus adversários terão muita dificuldade em apontar os erros do governo, necessitando de “muito malabarismo eleitoral para quem quiser criticar”.

“Vão ter que dizer: ‘sou contra o teto de gastos públicos’. Vem de uma trivialidade. Daqui a dez anos, vamos conseguir empatar aquilo que você ganha com aquilo que você gasta. Está diminuindo o deficit ano a ano”, afirmou Temer. No entanto, o seu teto de gastos representou o congelamento dos investimentos em áreas como saúde e educação por 20 anos.

Segundo ele, as políticas públicas em seu governo estão pautadas no diálogo com políticos eleitos e com a sociedade. Esse “diálogo” ficou notoriamente conhecido como o repasse de verbas parlamentares em troca de apoio para votar os projetos do governo.

“Retomamos o diálogo muito positivo com o Congresso Nacional, com a convicção de que se governa o país com diálogo. E diálogo com a sociedade, por exemplo a reforma do ensino médio, modernização trabalhista. Foi fruto do diálogo que mantivemos com a sociedade ao longo do tempo”, afirmou.