George Valentim manifesta apoio aos servidores do Detran

O deputado estadual George Valentim (PCdoB) manifestou, na última terça-feira (27), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, apoio aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que vêm lutando pela revisão do Plano de Cargos,Carreiras e Remuneração (PCCR), concedido em 2016.

George Valentim

"É uma luta árdua desses servidores ao longo do tempo, com muito diálogo, transparência, mas também de forma aguerrida”, avaliou. Conforme o parlamentar, antes, os servidores do Detran só tinham 10 referências no Plano de Cargos e Carreiras, que eram comuns às demais categorias do Estado. “Desde a concessão do PCC, em 2016, passaram a ter um plano específico, o que contribui para a ascensão funcional da categoria”, explicou.

George Valentim afirmou que, desde 2016, os servidores vêm buscando diálogo com o governador, “que vem fazendo uma gestão equilibrada e de reconhecimento naquilo que é possível.” O deputado informou que, na segunda-feira (26/03), foram entregues pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) os dados técnicos para estudo da descompressão salarial, que beneficiará, sobretudo, os servidores com mais de 30 anos de serviço.

“Que, através dos dados fornecidos pela Seplag, a gente possa avaliar com bastante carinho, inclusive, observando o cumprimento da legislação federal e eleitoral, que este ano estabelece como data limite 7 de abril para que qualquer alteração na remuneração de servidores ocorra, em decorrência das eleições”, disse.

O estudo será feito pelo Detran e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com os dados fornecidos pela Seplag. “Havendo anuência do governador Camilo Santana para que esse projeto de lei venha em tempo hábil por força da legislação eleitoral, tenho certeza que nenhum parlamentar irá se negar a dar a celeridade necessária para que tenhamos a publicação no tempo suficiente e os servidores tenham a descompressão”, assegurou.

Em aparte, as deputadas Augusta Brito (PCdoB) e Dra. Silvana (MDB) endossaram o discurso em defesa dos servidores do Detran.