Manifestantes exigem água como direito constitucional

Representantes do Fórum Alternativo Mundial da Água entregaram manifesto a parlamentares, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

Fórum água - Richard Silva/PCdoB na Câmara

À frente da Liderança do PCdoB na Câmara, o deputado Orlando Silva (SP) recebeu o grupo que engloba especialistas, movimento popular e pesquisadores de diferentes partes do mundo, que estão mobilizados em torno de temas, como o acesso à água e ao saneamento. O objetivo do encontro foi buscar apoio de parlamentares à pauta do Fórum: constitucionalizar o direito à água e combater a privatização do setor no Brasil.

Segundo Orlando Silva, deve ser organizada uma frente parlamentar para tratar da questão. “Há uma agenda de governos e outra da sociedade civil. No manifesto que recebemos, a água está sendo caracterizada como direito humano essencial. Outro tema forte é o combate à privatização do saneamento, que é tendência do governo privatista de Michel Temer. Isso repercute muito em estados e municípios. É um tema importante para a qualidade de vida e a saúde das pessoas”, destacou o líder do PCdoB na Câmara.