Eliana Gomes participa de assinatura da conclusão do Vila do Mar

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) participou, no último final de semana, da assinatura da ordem de serviço para o início da segunda etapa das obras da urbanização do Vila do Mar, no Cristo Redentor (Regional I). A iniciativa faz parte do conjunto de ações integradas entre Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, por meio do projeto Juntos por Fortaleza. A parlamentar comunista foi o membro da Câmara Municipal escolhido pelo prefeito Roberto Cláudio para assinar conjuntamente o termo.

Eliana Gomes participa de assinatura da conclusão do Vila do Mar

Durante a ordem de serviço, o Prefeito realizou a entrega de 200 papéis da casa, regularizando os imóveis das famílias residentes na região. O documento garante à família todos os direitos inerentes à vida civil e tem o mesmo efeito de escritura pública.

O projeto Vila do Mar, orçado em R$ 140 milhões, é uma das maiores requalificações urbanísticas em curso no Brasil, com ações que incluem intervenções estruturais e sociais nos bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará.

Iniciada no governo Luizianne Lins, a obra foi paralisada ainda em 2012. Em 2013, por oportunidade da chegada de Eliana Gomes, junto com o atual prefeito ao Executivo, o empreendimento foi retomado.

O projeto possibilitou a retirada de centenas de moradores que viviam em áreas de risco e habitações precárias; implementou sistemas de reabastecimento d’água e esgotamento sanitário da comunidade; construiu nova via paisagística com integração da zona oeste de Fortaleza; e aumentou os equipamentos esportivos e de lazer para a população local.

“Esta é uma obra estratégica de um dos locais mais lindos da Cidade. Há mais de dez anos, foi iniciada e ficou parada. Em 2013, nós retomamos a requalificação, mas faltava recursos e um trabalho social com as famílias que moram na região para a finalização do projeto. Através de verbas federais liberadas pelo senador Eunício Oliveira (presente no evento), vamos finalizar este último trecho. Nossa meta é entregar para a cidade de Fortaleza a nova via pronta, urbanizada e alternativa da Leste Oeste, até o fim do ano. Além disso, os recursos destinados a obra também contemplarão reformas de casas da região e a entrega da regulamentação fundiária”, afirmou Roberto Cláudio.

“A saída encontrada por nós a partir de 2013 foi iniciar articulação junto ao Governo Federal e aos parlamentares nacionais, para enfim permitir a finalização do Vila do Mar. Fico muito honrada e feliz de fazer parte desta luta”, enfatizou Eliana Gomes.

A assinatura da ordem de serviço contempla a conclusão de toda a obra do Vila do Mar. “Serão 600 metros que estão faltando dessa requalificação, que inclui a contenção da costa, drenagem, uma nova urbanização com calçadão, quadra de esportes e iluminação. Além disso, vamos fazer uma nova licitação no primeiro semestre deste ano para a construção de um novo mercado dos peixes, um box para as mulheres empreendedoras e a requalificação do posto de saúde da área”, explicou a secretária de Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira.

Moradora do Vila do Mar, Maria do Socorro Fernandes recebeu a escritura de sua casa. “Esperei tanto por este momento, é uma felicidade muito grande saber que agora, depois de muitos anos e lutas, o prefeito Roberto Cláudio cumpriu sua palavra e nos deu o registro da minha casa. Fora isso, nossa comunidade vai ganhar uma urbanização e mais lazer”, disse.

Manhã de serviços

A Prefeitura de Fortaleza também disponibilizou uma série de serviços à população. Técnicos da AMC expediram credencial de estacionamento idoso e deficiente físico. A Etufor esteve presente, realizando o cadastramento e emissão do bilhete único, bilhetinho; cartão do idoso, carteira estudantil, cartão gratuidade para pessoa com deficiência, ouvidoria.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertou serviços de atenção básica de saúde, vacinação antirrábica animal e exame para detectar a leishmaniose (calazar). Também teve a exposição sobre o aedes aegypti, e serão distribuídos peixes betta para o controle das larvas do mosquito. Técnicos do Distrito de Endemias realizaram visita domiciliar com abordagem educativa sobre controle das arboviroses. Doação de plantas, educação ambiental, brincadeiras e distribuição de brindes lúdicos complementaram a programação, que contou também com a presença do projeto Senhora Faxina da Secretaria Regional I.