Putin é reeleito com votação recorde na Rússia 

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, foi reeleito nas eleições presidenciais de domingo (18) com 76,67% dos votos. A eleição obeteve uma participação de 67%. O crescimento econômico e o desenvolvimento industrial são objetivos anunciados por Putin para os próximos seis anos; o presidente russo foi parabenizado pelo presidente chinês, Xi Jinping 

Putin reeleito

De acordo com os últimos dados da Comissão Eleitoral Central, Vladimir Putin obteve o apoio de 56,1 milhões de cidadãos, 10,5 milhões a mais do que na eleição de 2012, quando regressou ao Kremlin após um mandato de quatro anos como primeiro-ministro.

A participação, segundo dados da comissão eleitoral, foi de 67,4%, quando estavam contabilizados 99,8% dos boletins de voto. Ou seja, dois pontos acima da participação registada em 2012, apesar da campanha pela abstenção levada a cabo pela oposição, segundo revela a agência de informação Prensa Latina.

"Vejo nisto a confiança e a esperança do nosso povo", disse Putin, diante de uma multidão reunida na praça Manezh, perto do Kremlin.

A presidente do senado russo, Valentina Matvienko, acredita que a vitória de Putin levará o Ocidente a mudar de tática. "Os nossos parceiros ocidentais só fortaleceram a unidade do nosso povo", disse.

Imediatamente abaixo de Vladimir Putin na votação ficaram o candidato do Partido Comunista, Pavel Grudinin, com 11,97%, e o ultranacionalista do Partido Liberal Democrata, Vladimir Zhirinovsky, com 5,80%.

Saudações da China 

O presidente Xi Jinping, também reeleito recentemente, enviou nessa segunda-feira (19) uma mensagem de congratulações para o presidente eleito russo, Vladimir Putin. 

Na mensagem, Xi disse que nos anos recentes o povo russo se uniu avançando no caminho de fortalecer a nação, realizando o rejuvenescimento e desenvolvimento, alcançando sucesso notável no desenvolvimento econômico e social e desempenhando um papel construtivo importante em assuntos internacionais, além de expressar a confiança em que a Rússia definitivamente poderá continuar criando novas glórias em desenvolvimento nacional.

Atualmente, a parceria cooperativa estratégica abrangente China-Rússia está no melhor nível na história, o que estabelece um exemplo para construir um novo tipo de relações internacionais com características de respeito mútuo, imparcialidade e justiça, cooperação e ganho para todos, e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, afirmou Xi.

"A China está disposta a trabalhar com a Rússia para continuar promovendo as relações China-Rússia para um nível mais alto, fornecer a força motriz para o desenvolvimento nacional em ambos os países e promover a paz e tranquilidade regional e global", concluiu o presidente chinês.