ONU pede rigor em investigação do assassinato de Marielle Franco

A Organização das Nações Unidas no Brasil divulgou nesta quinta-feira (15) uma nota sobre o assassinato da vereadora da cidade do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) pedindo rigor na investigação e “breve elucidação dos fatos”. Já no Parlamento Europeu ocorreu um ato em homenagem à vereadora 

Marielle Franco

“O Sistema das Nações Unidas no Brasil […] tem expectativa de rigor na investigação do caso e breve elucidação dos fatos pelas autoridades, aguardando a responsabilização da autoria do crime”, afirmou a organização em nota.

O pronunciamento ainda classifica Marielle como “um dos marcos da renovação da participação política das mulheres, diferenciando-se pelo caráter progressista em assuntos sociais no contexto da responsabilidade do Poder Legislativo local”.

A ONU também afirma que Marielle foi a quinta vereadora mais votada nas eleições municipais de 2016 e “foi uma das principais vozes em defesa dos direitos humanos na cidade”.

Europa 

O caso do assassinato de Marielle Franco chegou nessa quinta-feira (15) no Parlamento Europeu, pela voz do eurodeputado português Francisco Assis, do PS. Numa nota enviada ao jornal português Público, Assis disse que questionou a alta representante da União Europeia para os Relações Exteriores, Federica Mogherini, sobre “como a União Europeia pretende influenciar as autoridades brasileiras para que esse assassinato chocante seja investigado até às últimas consequências”, e “para que seja garantida a segurança das populações e dos ativistas que lutam pelos direitos humanos”.


Discurso no Parlamento Europeu nessa quinta-feira (15). "Presidenta, nessa noite assassinaram a vereadora do PSOL Marielle Franco no Rio de Janeiro. Assassinaram uma ativista feminista, dos direitos humanos, anticapitalista, uma ativista assassinada em um clima de violência política pré-eleitoral no Brasil. Deixo aqui a nossa soliedariedade aos seus companheiros e companheiras e sobretudo a nossa condenação firme do Parlamento Europeu ao clima de violência no Brasil". 

“Marielle era uma personalidade interventiva e admirada por muitos, se destacou pela denúncia da violência arbitrária e frequentemente mortífera que por vezes é usada pelas forças policiais brasileiras nas suas operações nas favelas do Rio de Janeiro”, disse Francisco Assis.


Ato no Parlamento Europeu em homenagem a Marielle Franco

Só em Portugal foram organizados, através do Facebook, dois eventos em homenagem a Marielle Franco, ambos em Lisboa – o encontro “Marielle Franco Presente – Lisboa”, com início às 18h desta quinta-feira (15), na Praça de Luís de Camões; e a “Vigília pela Feminista Marielle Franco”, a partir das 18h da próxima segunda-feira (19), na Praça da Figueira.