Kim Jong Un e Donald Trump anunciam que se reunirão em maio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou (para a surpresa de todos, inclusive de sua Administração) um convite do líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong Un, para realizar uma reunião. China elogia decisão de aderir ao diálogo em chamada telefônica, além de discutir as relações bilaterais com os EUA 

Kim Jong un e Donald Trump

O diretor de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Jong Ui Yong, difundiu a informação desde a Casa Branca, onde disse que o mandatário norte-americano concordou em se reunir com Kim em maio próximo.

Jong, que encabeçou uma delegação enviada por seu país à RPDC há poucos dias, teve um encontro na quinta-feira (8) com o governante norte-americano a quem informou os detalhes das conversações com o líder norte-coreano. De acordo com Jong, Kim lhe comunicou seu compromisso com a desnuclearização e sustentou que a RPDC se absterá de realizar novas provas nucleares ou de mísseis.

Kim expressou seu desejo de reunir-se com o presidente estadunidense logo que seja possível. “O presidente Trump apreciou a informação e disse que se encontraria com Kim Jong Un em maio com a finalidade de alcançar uma desnuclearização permanente”, disse Jong.

O enviado sul-coreano se mostrou otimista sobre a continuação de um processo diplomático para tentar a possibilidade de uma solução pacífica. Depois do importante e surpreendente anúncio, a Casa Branca confirmou que o presidente Donald Trump aceitou a reunião com Kim Jong Un “em local e momento a ser definido”. Apesar disso, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, afirmou que as sanções e a máxima pressão continuarão sobre a República Popular Democrática da Coreia.

A RPDC sempre reiterou o caráter defensivo de seu arsenal frente às provocações de Washington e seus aliados. O encontro seria o primeiro entre chefes de Estado dos dois países, que permanecem em estado formal de guerra desde a década de 1950, e ocorreria depois de uma reunião prevista para abril próximo entre Kim e o mandatário sul-coreano, Moon Jae-in.

O mundo entra em expectativa sobre o que prevalecerá no comportamento estadunidense, se a fórmula “fogo e fúria”, anteriormente proposta pelo presidente Trump, ou a lógica da diplomacia.

No telefone: Xi Jinping e Trump discutem sobre Península Coreana e relações bilaterais

O presidente da China Xi Jinping Trump conversaram na última sexta-feira (9) por telefone sobre a situação da Península Coreana e as relações bilaterais.

Durante a conversa, Xi afrmou que aprecia a intenção manifestada por Trump de resolver a questão coreana pela via política, e desejou que os Estados Unidos e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) possam dar início ao diálogo o quanto antes.

Xi acrescentou esperar que todas as partes envolvidas demonstrem boa vontade e evitem a tomada de qualquer medida que possa afetar ou dificultar a melhoria da situação na península, intercedendo pela manutenção do atual momento positivo na região.

Xi disse também a Trump que a China e os EUA devem focar na cooperação, mediação de diferenças, promoção da cooperação econômica de benefício mútuo, e impulso das suas relações bilaterais durante este ano.

No que concerne à situação da Península Coreana, Trump disse que a questão nuclear apresentou desenvolvimentos positivos recentemente, acrescentando que um encontro de alto nível entre os EUA e a RPDC vai ao encontro dos interesses de todas as partes.

Donald Trump constatou, que o presidente Xi estava correto ao insistir na via do diálogo entre os EUA e a RPDC, acrescentando que os EUA valorizam o papel significativo da China na resolução do problema da Península Coreana. O presidente estadunidense anunciou a sua disponibilidade para reforçar a comunicação e a coordenação com a China na questão.

As alterações positivas verificadas na península, estão, segundo Xi, em concordância com as estipulações do Conselho de Segurança da ONU.

“Acredito que, enquanto todas as partes aderirem à direção geral do acordo pela via política e diplomática, conseguiremos, com certeza, fazer com que a questão da Península Coreana assuma o rumo que a comunidade internacional deseja”, disse o chefe de Estado chinês.

Donald Trump congratulou-se ainda com a China pelo sucesso dos encontros políticos anuais chineses, conhecidos como “Duas Sessões”: a primeira sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional e a primeira sessão do Comité Nacional da 13º Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.