Gleisi denuncia risco à democracia e repele ameaça de prisão de Lula

O PT lança campanha de esclarecimento ao povo brasileiro sobre os motivos da perseguição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ameaçado de ser preso após julgamento dos últimos recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Lula livre - Reprodução

Em vídeo publicado nas redes sociais, a presidenta nacional da legenda e senadora, Gleisi Hoffmann (PR), destaca que a condenação do ex-presidente é resultado de um processo parcial e com uma investigação sem provas de sua culpa.

Segundo ela, a condenação é parte da trama do golpe de 2016, que ameaça a democracia e os direitos dos trabalhadores. "Vivemos tempos sombrios no Brasil. Não temos normalidade democrática, política e institucional", enfatiza a senadora.

Gleisi diz que Constituição brasileira é clara, e só autoriza a prisão de qualquer pessoa após o "trânsito em julgado" de sentença condenatória – quando o última instância da Justiça dá o seu veredicto sobre um determinado processo. "O último tribunal é o Supremo Tribunal Federal", ressalta.

Segundo a senadora, é "absurdo" quererem prender Lula. "Lula representa tudo de conquista que esse povo teve nos últimos 30 anos. A melhoria da qualidade de vida, dos direitos sociais, a melhoria dos salários. Prender Lula é aprisionar a esperança do povo brasileiro, a sua confiança, o seu sonho", afirma a líder petista em vídeo postado nas redes sociais.

Ela convoca a militância do partido, dos movimentos sociais e de toda a esquerda, para a campanha de esclarecimento que pretende demonstrar que a prisão de Lula seria um dos maiores retrocessos da democracia brasileira e "perversa" para o povo.

"Não vamos assistir, mansamente, a prisão do nosso líder. Alias, do líder do povo. Queremos dizer em alto e bom som: vamos com Lula até o final, até às últimas consequências", diz Gleisi.

Globo

Em artigo, a senadora também aponta as ações da grande mídia, principalmente da Rede Globo, na campanha de difamação contra o ex-presidente Lula.

"É pela força e pela violência que impõem seus interesses e os interesses estrangeiros que sempre representaram no país. Foi pela força da mídia manipuladora, Rede Globo à frente, e pela violência de dois julgamentos parciais, previamente articulados, que levaram o maior líder do país a esta situação", afirma Gleisi.

E acrescenta: "Agora, a Globo quer que o Supremo Tribunal Federal permita, por omissão, que a prisão de Lula seja executada. Passou de todos os limites a pressão dos editoriais para que o STF não julgue as ações e habeas corpus que contestam a prisão em segunda instância".

A senadora se refere à informação de que a a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, decidiu não pautar o debate sobre a prisão em segunda instância que foi questionada por duas ações e aguarda decisão do plenário.

"A Globo quer que o STF não julgue as ações e habeas corpus a tempo de evitar a prisão de Lula por ordem de Sergio Moro. A Globo quer praticar contra Lula o mais abjeto casuísmo judicial. Este é o comportamento típico de quem se considera dono do país", diz a senadora em outro trecho.

E completa: "O que está jogo é mais que o direito que Lula tem – como todo cidadão – de recorrer em liberdade para anular uma sentença injusta. Estão em jogo nossa democracia, já tão violentada, e o futuro do Brasil… Querem prender Lula para manter o Brasil nas mãos de quem só vê os interesses dos ricos, quer acabar com aposentadoria, tirar direitos dos trabalhadores, entregar o pré-sal e o patrimônio brasileiro aos estrangeiros".