Oficialmente pré-candidato, Maia eleva tom contra Temer: Governo faliu

Após lançar a sua pré-candidatura à Presidência da República, nesta quinta-feira (8), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), elevou o tom de seu discurso em realção ao governo de Michel Temer.

Maia e Temer - Givaldo Barbosa

Maia disse nesta sexta-feira (9) que o governo federal está falido e que, se nada for feito do lado da redução de despesas, o país corre o risco de ver a volta da hiperinflação em um curto espaço de tempo.

"A gente precisa sair desse discurso fácil e ter a coragem de dizer que o Estado está falido. Não apenas o Estado do Rio, mas o Estado… o governo federal também. Só não quebra, como disse, porque pode emitir dívida ou emitir dinheiro, mas que, efetivamente, se nada for feito num momento rápido, vamos voltar num período pré-1994, da hiperinflação, de um país sem expectativa e com a pobreza crescendo de forma permanente", disse Maia.

A afirmação foi feita durante sabatina após almoço promovido por uma revista no Rio de Janeiro. Maia também bateu na na equipe econômica de Temer, comandada por Henrique Meirelles – que já manifestou publicamente o interesse de sair candidato ao Planalto.

Segundo Maia, "volta e meia" Meirelles, pensa em elevar impostos, mas que uma alta de tributos não será aprovada pelo Congresso Nacional.