Violência contra mulher deve ser prevenida com debates nas escolas

O Instituto Ipsos divulgou nesta quarta-feira (07) uma pesquisa realizada em 27 países, que mostra o assédio e a violência como os maiores problemas enfrentados pela população feminina. Em debate realizado no mesmo dia, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, centro da capital, especialistas explicam que a melhor maneira de enfrentar o problema não é por meio de leis, mas com conscientização dentro das escolas.

machismo mata - FERNANDA FRAZÃO/ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL

"O feminicídio está incrustado no machismo, então não vai resolver esse problema só com leis ou prisões, a gente precisa trabalhar isso de uma forma cultural, dentro dos ambientes escolares, mostrando para meninos e meninas que temos de falar sobre igualdade de gênero", afirma Samira Bueno, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O estudo ouviu cerca de 20 mil homens e mulheres de países de todos os continentes, inclusive o Brasil. No Brasil, 12 mulheres foram mortas por dia em 2017 – aumento de 6,5% em relação a 2016.

"Os dados da Saúde e os últimos dados disponíveis no Datasus mostram que 50% das mulheres assassinadas morreram vítimas de parentes – a maior parte delas dos próprios maridos ou namorados. Isso configura feminicídio íntimo", acrescenta Samira.

Para a professora de direito da Fundação Getúlio Vargas, Maíra Zapater, leis de punições são importantes para combater a violência contra a mulher, mas a conscientização é primordial. "As leis são necessárias, mas elas mostram comportamentos que já se modificaram. A gente não tem nenhuma evidência de que leis sozinhas modifiquem o comportamento das pessoas. A gente precisa de atos educativos para conseguir mudar a mentalidade delas",

No debate, especialistas também discutiram formas de combate ao assédio e à violência sexual. A cônsul geral do Canadá no Rio de Janeiro, Evelyne Coulombe, afirma que em seu país a situação também se repete. "No Canadá também temos problemas sérios de assédio sexual e temos visto que os números não estão diminuindo. O governo de lá está tomando muito a sério a tentativa de diminuir esses níveis", conta.