8 de março: Mulheres na política para mais representatividade

Carina Vitral, presidenta nacional da União da Juventude Socialista, disse que o 8 de março é um dia importante na luta por igualdade de direito e destacou que as eleições de 2018 têm papel central na luta das mulheres. Segundo ela, é preciso eleger mais mulheres e, principalmente, mulheres que sejam comprometidas com as pautas dos direitos femininos.

Por Verônica Lugarini

Carina Vitral Diretas no largo daBatata - cuca da une

No Brasil, as mulheres ocupam apenas 54 (10,5%) das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. Com isso, o país fica na 152ª posição, entre 190 nações pesquisadas, no ranking mundial da participação das mulheres na política divulgados na pesquisa “Estatísticas de gênero – Indicadores sociais das mulheres no Brasil”.

“Hoje as mulheres no Brasil tem como inimigo número um o golpista Michel Temer que está no poder por fruto de um golpe misógino e que, naturalmente, está tentando retirar direitos das mulheres. Foi assim na reforma trabalhista e na reforma da previdência. Por isso, agora o que precisamos é de mais representatividade na política para barrar esses retrocessos”, disse a presidenta da UJS.

“As eleições de 2018 serão muito importantes para as mulheres, seja na eleição à Presidência da República, seja no Legislativo, porque nós precisamos barrar o conservadorismo e eleger mulheres comprometidas com as pautas de direitos femininos em todos os níveis ”, finalizou Carina em entrevista ao Portal Vermelho.