Prossegue registro de votantes na Venezuela, rumo à eleição 

A jornada especial aberta pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para a inscrição no cadastro de votantes prossegue hoje na Venezuela rumo às eleições presidenciais, de conselhos legislativos estaduais e municipais de 20 de maio

Venezuela eleições municipais

Esta etapa do cronograma eleitoral se estenderá até o sábado, 10 de março, a auditoria do registro de eleitores terá lugar no próximo dia 19, e uma semana depois – dia 26 – se realizará a aprovação e publicação da listagem definitiva dos cidadãos facultados para votar.

O CNE abriu o novo prazo para inscrição ou atualização dos dados no cadastro de votantes depois da assinatura na semana passada de um acordo de garantias eleitorais entre os partidos que apoiaram as candidaturas presidenciais do mandatário da República, Nicolás Maduro, e o opositor Henri Falcón.

Maduro, postulado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela e outras nove organizações políticas; Falcón, do Avançada Progressista e outros dois grupos da oposição; e Javier Bertucci, do grupo de votantes Esperança pela Mudança, subscreveram depois o documento.

Tal acordo motivou a mudança da data das eleições de 22 de abril para a segunda quinzena de maio, e incluiu a vontade de reconhecer os resultados eleitorais e a solicitação à Organização das Nações Unidas de uma missão de acompanhamento e observação.

Além disso, o pacto recolheu as garantias emanadas do processo de diálogo entre governo e oposição na República Dominicana, e incorporou a realização de eleições de conselhos legislativos estaduais e municipais, conjuntamente com o sufrágio presidencial.

Em definitivo serão cinco os aspirantes à Presidência da República, pois além das candidaturas do mandatário Nicolás Maduro, Henri Falcón e Javier Bertucci, o CNE aprovou a participação de Reinaldo Quijada (Unidade Política Popular 89) e Alejandro Ratti, este último por iniciativa própria.

Como parte dos ajustes ao cronograma eleitoral, o CNE opinou também que durante 13 e 14 de março se realizará a inscrição pela Internet dos que desejem se candidatar às eleições de conselhos legislativos estaduais e municipais, para depois se apresentar ante os órgãos eleitorais correspondentes, nos dias 15 e 16 deste mês.

As autoridades confirmaram que o máximo órgão eleitoral trabalha para garantir a viabilidade técnica e logística destas eleições, com respeito a todas as medidas estabelecidas para assegurar a transparência do processo.