Violência e tráfico humano

por Izalene Tiene*

izalene

 O tráfico de pessoas é uma violação de direitos humanos, e o principal objetivo daqueles que protagonizam esse crime é a exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os traficantes se utilizam de artimanhas, mentiras e propostas sedutoras de emprego e de uma vida melhor para encanar mulheres, homens, adolescentes e crianças.

Na maior parte das situações, as vitimas são submetidas a condições indignas de trabalho para gerar lucro, como nos casos de exploração sexual, trabalho escravo, casamento forçado, venda de órgãos, adoção ilegal e outras formas de exploração. As pessoas traficadas servem como objetivo, como mercadoria, submetidas pela opressão das desigualdades sócias.

A igreja vem intervendo no enfrentamento deste crime. A Campanha da Fraternidade em 2014 incentivou o combate desta violência, fazendo m apelo ao compromisso pessoal de reiterar e afirmar, na formação catequética, nos grupos e comunidades, a dignidades das pessoas, sua pertença à comunidade como uma forma de realização e proteção.

Propôs ações em redes de proteção entre as pastorais e entidades, fortalecendo as ações conjuntas com a sociedade civil.

O Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas deve ser implementado e efetivado pelos governos, especialmente no atendimento das crianças, adolescentes, mulheres em situação de vulnerabilidade e outros segmentos sócias.

Cabe aproveitar a agenda de putas para mobilizar e denunciar:
– 28 de janeiro – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo;
– 08 e março – Dia Internacional da Mulher;
– 1° de Maio – Dia dos Trabalhadores;
– 18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
– 23 de setembro – Dia Internacional contra a Exploração Sexual de Criança e o Tráfico de Mulheres e Crianças;
– 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.

Izalene Tiene – leiga missionária, ex-prefeita de Campinas/SP

* Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.

VemelhoSP