Theotonio dos Santos, um intelectual brasileiro

O pensamento social avançado perdeu um de seus nomes de destaque, nesta terça-feira – um câncer no pâncreas tirou a vida do professor e pensador Theotonio dos Santos Júnior.

Por José Carlos Ruy

Theotônio dos Santos - Divulgação

Ele tinha 81 anos de idade e foi, desde a juventude, um lutador pelo progresso social e pelo socialismo, tendo sido – nos anos 1960 – dirigente da Polop, uma organização da luta clandestina contra a ditadura de1964.

Exilou-se, em 1966, no Chile e, depois do golpe do fascista Pinochet, no México, desde 1974.

No exterior, fez notável carreira acadêmica, naqueles países. E também nunca deixou de lado a luta política, tento participado ativamente da Unidade Popular que levou Salvador Allende ao governo chileno, em 1970.

Sua ação intelectual fez dele um dos formuladores da teoria da dependência e, depois, da teoria do chamado sistema mundo, da qual é um fos principais autores, ao lado de gigantes como Samir Amin ou Imannuel Wallenstein.

Desenvolveu sua visão da dependência a partir dos estudos, na década de 1960, sobre as classes dominantes no Brasil. Que o levou a conclusões exatamente opostas às de Fernando Henrique Cardoso, tido falsamente como um dos pais daquela teoria: ele na verdade é autor de uma versão direitista da teoria da dependência, que preconiza o ajuste subordinado das necessidades do país e de sua classe dominante associada ao imperialismo, às imposições daqueles que dominam no mundo.

A versão desenvolvida por Theotonio dos Santos é exatamente oposta a esta visão direitista e subordinada ao imperialismo.

Desenvolvendo antigas sugestões de Lênin e outros marxistas, ele encarou a dependência como o domínio do imperialismo, que impõe a luta contra ele e contra o sistema capitalista, para garantir a soberania nacional e o desenvolvimento autônomo do país.

Theotonio dos Santos, fundador do PDT, foi o e exemplo de um intelectual que colocou seu conhecimento e sua ação a serviço do povo brasileiro, da luta apelo socialismo e pelo progresso social. E deixa em aberto o lugar que ocupava entre os intelectuais brasileiros, na trincheira da luta de idéias.