Eliana Gomes: Portaria de Temer deixa Fortaleza fora do MCMV

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza realizado na última quinta-feira, 01 de março, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) denunciou que o governo do presidente Michel Temer deixou Fortaleza de fora de portaria que trata da oferta de novas unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), publicada na última terça-feira (27), no Diário Oficial da União.

Eliana Gomes

O Ceará, inclusive, conta com uma pífia indicação. Somente as cidades de Acopiara, Independência, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Porteiras, Tejuçuoca e Várzea Alegre estão contempladas. No total, são somente 550 unidades habitacionais para o Estado.

O instrumento assinado pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, prevê a contratação de empreendimentos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana – PNHU, integrante do MCMV, para atendimento de famílias com renda familiar mensal de até R$ 1.800,00, ou seja, de baixa renda. A chamada faixa um do programa de moradia.

Desde quando assumiu o poder, o Governo Temer vem diminuindo sistematicamente os recursos para moradia popular. O programa se encontra com transferências travadas e obras paradas em todo o país.

Temer impôs à população restrições no Orçamento da União destinado a áreas estratégicas, como saúde, assistência e habitação, por exemplo. Diante disso, a terceira etapa do Minha Casa Minha Vida está sendo totalmente reformulada pelo Ministério das Cidades. Só no orçamento para 2018, no setor habitacional, os cortes chegam a quase 20%.

“Enquanto retira recursos da moradia popular, o ilegítimo gastou bilhões em emendas parlamentares para salvar sua pele no Congresso Nacional, tentando enterrar as denúncias de corrupção que pesam contra si. Também aprovou perdões de dívidas previdenciárias e tem criado novos cargos, novas secretarias e novos ministérios, tudo isso para abarcar os seus interesses políticos e dos grupos econômicos que controlam o Governo”, comentou a vereadora Eliana Gomes.

Conforma a comunista, é da dado “mais um golpe no povo brasileiro”. A parlamentar lembrou que, enquanto Temer discursa sobre violência, as políticas públicas que poderiam inibir o crescimento da desigualdade e, portanto, da violência, são destruídas.

“A única saída é a reação popular. 2018 é ano eleitoral. 2018 é a nossa oportunidade de mudança. Não ainda mudar o presidente, somente. É preciso eliminar a sujeira do Congresso nacional e das assembleias legislativas”, finalizou Eliana.