Nota do PCdoB sobre as Eleições à Reitoria da UFSC

A Comissão Política Estadual do PCdoB emitiu nota onde apresenta sua opinião com relação as eleições à Reitoria da UFSC, marcadas par ao dia 28 de março. A nota vai assinada também pelo Organismo de Base da Universidade Federal de Santa Catarina – OB/UFSC.

UFSC

Nota do PCdoB-SC sobre as Eleições à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina

1. A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC vive um momento singular em sua história. Aproxima-se a realização de uma eleição para reitoria que foi motivada pela tragédia que envolveu o Reitor eleito em 2015, Prof. Luís Carlos Cancellier de Olivo, Cau.

2. A tomada de decisão política do PCdoB/SC perpassou quatro eixos fundamentais, entendidos como critérios balizadores para a conversa com os candidatos:

a) a postura dos candidatos na defesa da universidade pública e da autonomia universitária;
b) a percepção do cenário em que a luta em defesa da universidade está inserida: a de golpe e da construção de um Estado de Exceção com base no judiciário, no legislativo federal e na mídia. Essa situação, submissa aos interesses internacionais, especialmente aos do capital norte-americano e cujos tentáculos vitimaram o ocupante anterior do espaço em disputa;
c) a capacidade de aglutinação de amplas forças na formatação de um projeto nacional de desenvolvimento, onde a universidade desempenhe um papel protagonista na retomada de nossa soberania;
d) o compromisso com as pautas dos servidores, especialmente o controle social de assiduidade para todas as carreiras e a jornada de 30h com turno ininterrupto em todos os postos de trabalho.

3. O PCdoB/SC compreende a necessidade de se construir um amplo espectro de forças que contribua para a consecução de uma importante resistência às impopulares medidas do golpismo, com destaque àquelas que vão no sentido de dilapidar o patrimônio do povo brasileiro e suas conquistas históricas. No caso em questão, o desmonte das IFES, por meio dos cortes no orçamento, como forma de cimentar o terreno para a privatização.

4. A partir dessas premissas e refletindo dialeticamente com o projeto partidário de país, o PCdoB/SC decide por apoiar a candidatura do Prof. Ubaldo César Balthazar, ao mesmo tempo em que reitera o desejo e conclama para a construção de um projeto de unidade política e de ação entre toda a comunidade acadêmica. A defesa da UFSC, bem como nossa perseverança em seguir na defesa da autonomia universitária devem ser temas que nos unifiquem numa direção comum. Nesse momento, em que a democracia está sob risco, devemos nos pautar pelas questões maiores que nos unificam e não permitirmos que nossa divisão fortaleça segmentos alinhados ao retrocesso.

Florianópolis, 24 de fevereiro de 2018.

Partido Comunista do Brasil de Santa Catarina PCdoB-SC
Comissão Política Estadual / Organismo de Base da Universidade Federal de Santa Catarina – OB/UFSC.