Eleição presidencial russa pode bater recorde de participação

A participação dos eleitores nas próximas eleições presidenciais da Rússia em 18 de março pode exceder 80%, revelou uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa de Opinião Pública da Rússia (VTsIOM)

Eleição na Rússia

A pesquisa foi realizada por telefone nos dias 19 e 26 de fevereiro com 7 mil russos adultos. A margem de erro é de 1,2 por cento.

Respondendo à pergunta "Você participará da eleição presidencial, que acontecerá em março de 2018, ou não?", 81,7% dos entrevistados disseram que "certamente" ou "provavelmente" votarão.
"Pela quarta semana consecutiva, os russos estão cada vez mais dispostos a participar da votação. Embora a intenção seja apenas declarada, os números indicam um aumento no interesse dos russos nas eleições", disse o principal analista político da VTs, Mikhail Mamonov.

A eleição presidencial anterior em 2012 teve uma participação de cerca de 65%.

Putin é favorito

69,1% dos russos declararam intenção de voto para o presidente a Vladimir Putin. O candidato do Partido Comunista Russo, Pavel Grudinin, goza de apoio de 7,8%, enquanto o líder do Partido Liberal Democrata, Vladimir Zhirinovsky ocupa o terceiro lugar com 5,9 por cento. Os demais candidatos não somam 3% juntos.