Resolução Política ratifica luta contra o golpe e Frente Ampla

O Comitê Estadual do PCdoB-CE aprovou, durante reunião ordinária realizada no último sábado (24), uma resolução política onde ratifica a luta contra o golpe e defende a constituição de uma frente ampla em defesa do Brasil, da democracia e dos direitos do povo trabalhador. Leia a seguir a íntegra do documento:

LOGO PCdoB

Eleições 2018: Derrotar o Golpe e Impulsionar a Frente Ampla em Defesa do Brasil, da Democracia e dos Direitos Sociais

Sob o comando do governo ilegítimo do golpista Temer, o Brasil sofre a destruição do Estado Nacional e se transforma em uma nova colônia, subordinada ao império americano e demais países centrais do capitalismo. Ao mesmo tempo, violenta-se a democracia e os trabalhadores perdem direitos, conquistados à custa de muita luta durante décadas.

A resistência popular, entretanto, vai se manifestando, crescendo e se expressando das mais variadas formas como ocorreu recentemente durante o carnaval e nas numerosas e diversificadas ações que se realizaram em todo o País contra a aprovação da Reforma da Previdência, redundando na primeira grande derrota do governo entreguista.

Sem condições de entregar a previdência para o mercado financeiro e patinando em índices de aprovação de apenas um dígito, Temer abandona parte da pauta negativa e tenta através de uma jogada de alto risco, recuperar um pouco de popularidade explorando o sentimento de medo da população decorrente da violência nas grandes cidades. O decreto de intervenção no Rio de Janeiro não resolverá o problema da violência mas, no curto prazo e com o apoio da mídia, poderá causar uma sensação temporária de mais segurança, o que pode lhe render alguns pontos de popularidade, insuficientes todavia para que possa alimentar o sonho da reeleição ao cargo ocupado fraudulentamente.

Ao mesmo tempo em que cresce a resistência popular, as forças progressistas e de esquerda se articulam e lançaram em Brasília, no último dia 20, um manifesto em defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento com ideias iniciais para um programa mínimo de retomada do crescimento com a valorização do trabalho e a defesa da soberania nacional e da democracia.

Sem candidato com potencial eleitoral, as forças golpistas tentam impedir a candidatura do ex-presidente Lula e ensaiam o lançamento dos mais diversos nomes, todos sem apoio popular e com baixa densidade eleitoral.

As forças democráticas e progressistas, por sua vez, não conseguiram ainda construir uma alternativa unitária para a disputa e as várias candidaturas desse campo buscam ocupar espaços e debater suas propostas de saída para a crise, acenando para uma recomposição no segundo turno.

Nesta situação, cresce o nome de Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB, defendendo um novo projeto de desenvolvimento nacional, muito próximo das ideias expostas no manifesto acima referido.

Além da pré-candidatura de Manuela, o projeto eleitoral do PCdoB vislumbra a reeleição do camarada Flávio Dino no Maranhão e coloca como prioridade a eleição de um maior número de deputados federais e estaduais em todo o território nacional.

Com a exigência da cláusula de barreira, a eleição de deputados federais e o aumento da votação nacional e nos estados para este cargo são decisivos para a continuidade da ação parlamentar do Partido.

No Ceará, antecipando o fim das coligações proporcionais, a partir de 2020, o Partido se prepara para lançar chapas próprias de deputado federal e estadual. Neste último caso, repetindo a experiência vitoriosa da eleição passada. Não podemos nos fechar, entretanto, a possibilidade de coligação com outras legendas.

Em qualquer situação, a manutenção e/ou ampliação de nossa força nos parlamentos estadual e federal exigirá uma concentração de esforços e uma grande coesão do Partido em torno destes objetivos, conforme já registrado em nosso Balanço de Atividades aprovado na XXIII Conferência Estadual, “O êxito do projeto eleitoral em 2018 está intimamente relacionado com a união do coletivo partidário, dos prefeitos, vices, vereadores e das principais lideranças de massa”. Nesse sentido, os comitês municipais devem realizar reuniões urgentes para planejar a pré-campanha de Manuela e contribuir para a realização de nosso projeto estadual, indicando, inclusive, nomes de lideranças para compor as nossas chapas proporcionais.

O atual momento compreende ainda a possibilidade de filiações de novas lideranças do campo popular e democrático, até o dia 6 de abril, que possam contribuir para o fortalecimento de nosso projeto.

Mãos à obra camaradas!

Fortaleza, 24 de fevereiro de 2018
Comitê Estadual do PCdoB-CE