Israel bombardeia posições do Hamas em Gaza

No sábado (3) a aviação israelense bombardeou posições do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza, em reposta a mísseis disparados do território palestino em direção ao país, apesar do Hamas não ter reivindicado os ataques

Avião de ataque de Israel - Sputnik

Os aviões atacaram duas estruturas na cidade de Rafah, perto da fronteira com o Egito, em resposta aos mísseis lançados a partir de território palestino, apesar do Hamas não ter reivindicado o ataque e não estar comprovado que foi o grupo quem de fato fez os disparos. 

Mísseis palestinos foram lançados em direcção a Israel desde o anúncio de Donald Trump, em 20 de dezembro de 2017, de que os Estados Unidos reconhecem Jerusalém como a capital de Israel, violando todas as resoluções e decisões da ONU sobre o assunto feitas até agora. Nenhum país, além dos EUA e de Israel, reconhece Jerusalém como capital israelense. 

Apesar dos disparos serem frequentemente realizados por grupos isolados, Israel considera que o Hamas é responsável por tudo o que acontece na Faixa de Gaza, e por isso responde com ataques feitos por aviões do exército.