PCdoB/ES conclui com êxito sete encontros regionais eleitorais

 Encerrou neste fim de semana (27 e 28 de janeiro), a série de sete encontros Partidários para debate dos projetos eleitoral Nacional e Estadual do PCdoB e do ambiente político onde ocorreram às eleições de 2018, marcado por forte criminalização da política, ataque à democracia, aos direitos dos trabalhadores e a soberania.

Encontros eleitorais

 Anderson Falcão e Claudio Machado*

Os encontros foram sediados em Pinheiros, no sábado 27/01, junto com São Mateus, conceição da Barra e Pedro Canário; e São Gabriel da Palha junto com Vila Valério, Governador Lindemberg, Pancas e Nova Venécia.

Contagiado pelos eventos anteriores os debates foram de alto nível e as intervenções no sentido de somar e contribuir com o projeto apresentado, que objetiva construir chapa própria para deputado estadual, com real possibilidade de eleição; chapa própria de deputado federal para garantir pelo menos 1,5% dos votos válidos e contribuir com a manutenção da institucionalidade do PCdoB no Brasil; e disputa do senado vinculando à candidatura de Manuela D´Ávila a presidente e fortalecer nosso discurso programático, além de incentivar o voto nas chapas proporcionais.

O Encontro de Pinheiros foi marcado por forte discurso classista e garantias de apresentação de candidaturas na região. Sendo declaradas de imediato Aloísio (Lula), de Pinheiros, a deputado estadual, e Eguinaldo Andrade, de São Mateus, a deputado Federal.

Em São Gabriel da Palha o encontro foi muito significativo pela quantidade de lideranças locais. Houve a participação da totalidade dos vereadores do PCdoB da região, ex-vereadores, lideranças comunitárias, e a presença combativa da liderança de Nodir Colombo, camarada de longa ficha de serviços prestados ao povo de São Gabriel, Cariacica, Vila Velha e ao PCdoB, e que atualmente é diretor da  Ciretran local.

Os vereadores do PCdoB de São Gabriel João Teixeira; de Governador Lindemberg Aloísio Romanha e de Pancas Rodrigo Etringer foram muito participativos na reunião e se comprometeram a contribuir com o projeto.

Todos os municípios presentes manifestaram vontade e compromisso em contribuir na construção das chapas, lançando nomes locais, e de imediato foi apresentado para deputado federal o nome do ex-vereador de São Gabriel, Mirias Nunes.

Os encontros foram acompanhados pelo Secretário Sindical Estadual, presidente do Sindeducação, membro da Comissão Política Estadual e pré-candidato a deputado estadual, Edson Gomes; pelo diretor do Sindeducação Claudio Victor e pelo Secretário de Relações Institucionais e Políticas Públicas e membro da Comissão Política Estadual Anderson Falcão.