PCdoB celebra novas filiações no ato com Lula em São Paulo

O PCdoB São Paulo (SP) fez bonito na primeira grande manifestação popular de 2018 – o Ato em Defesa da Democracia e do Direito de Lula Ser Candidato, na quarta-feira (24/1), no centro da Cidade. Nada menos que 18 pessoas se filiaram ao Partido durante a atividade. Por André Cintra.

filiaao

Apesar da indignação da militância comunista com a condenação de Lula, no mesmo dia, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), as adesões às fileiras partidárias foram muito celebradas.

Os novos membros preencheram e entregaram a ficha de filiação na “Tenda do PCdoB”, que foi instalada na Praça da República – local da concentração do ato e do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O “decano” do grupo é Pedro Luiz de Moura Alves, de 51 anos, morador da Zona Norte. Já a mais nova, com 16, é a estudante de Ensino Médio Sophia Martinez Manzano. A maioria dos ingressantes tomou contato com o PCdoB por meio da UJS (União da Juventude Socialista). Não por acaso, nove dos 18 filiados tem entre 17 e 19 anos.

“Luz em tempo de tantos desafios”

Foi através do movimento estudantil que a política entrou na vida de parte desses filiados. Trata-se de jovens lideranças secundaristas e universitárias – caso de Bárbara Quenca, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FMU. “Em tempos de criminalização da política e disseminação da intolerância, a juventude busca resistir e encontra no PCdoB a turma que sabe que jamais conseguirão deter a primavera”, avalia Monique Lemos, secretária municipal de Juventude do PCdoB.

As estudantes Nataly Fernanda, de 18 anos, e Clara Freitas, 17, anunciaram a filiação em seus perfis no Facebook. “Tive a honra de me somar às fileiras do Partido Comunista do Brasil neste momento histórico que nosso país vive, ao lado de camaradas incríveis. Precisamos nos organizar por um país democrático, e lutar por um país justo!”, registrou Nataly.

Já Clara atribuiu a escolha à sua experiência na União da Juventude Socialista: “Em um ano de filiada na UJS, aprendi muito sobre política, luta e democracia. Mas aprendi muito mais sobre amor, camaradagem e união. Devo isso a cada camarada incrível e de muita luta que conheci nas fileiras da UJS – e que hoje são minha segunda família. Só posso agradecer à UJS por me apresentar ao PCdoB e por ser luz em tempo de tantos desafios”.

Confira abaixo os 18 novos filiados ao PCdoB em São Paulo:

– Bárbara Quenca, 22 anos;
– Caroline da Fonseca Silva, 18 anos;
– Clara Freitas, 17 anos;
– Elaine Claudete Ventura, 33 anos;
– Eliandro Natanael de Souza, 18 anos;
– Gabriely Larissa Teles, 19 anos;
– Giovanna Fernandes, 18 anos;
– Jéssica Nunes, 18 anos;
– João Vitor Barbosa, 17 anos;
– Laís Caroline da Costa, 23 anos;
– Lais do Vale Oliveira, 18 anos;
– Larissa Peres Maciel, 19 anos;
– Lucas Guio, 24 anos;
– Nataly Fernanda, 18 anos; 
– Pedro Luiz de Moura Alves, 51 anos;
– Rafael Lima da Costa, 25 anos;
– Sophia Martinez Manzano, 16 anos;
– Vitória Bassi Simonelli, 18 anos.