Lula em mensagem África: Brasil vive ditadura e clima de terror

Em vídeo enviado aos países da União Africana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou a situação atual do Brasil, afirmando que o país hoje vive uma ditadura e um clima de terror. Lula participaria de um encontro na África sobre a erradicação da fome no continente, mas foi impedido de viajar por decisão do juiz da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Leite, que não tem relação com o julgamento do processo do chamado triplex do Guarujá.

Lula - Foto: Toni Pires/El Pais

 "As coisas estão acontecendo aqui no Brasil de forma desagradável porque nós fomos vítimas de um golpe parlamentar, um golpe que fez o impeachment da presidenta Dilma, jogando a culpa de todos os problemas do Brasil em cima do PT e da presidenta, prometendo o céu, e eles na verdade estão construindo um clima de terror aqui no Brasil", disse o ex-presidente no vídeo.

De acordo com ele, o país vive "um momento de uma ditadura", em que uma parcela do poder judiciário persegue o jeito com que ele governou o país. Lula citou o sucesso das políticas sociais e maneira de conduzir a economia em seu governo. "Estamos sendo condenados pelas coisas boas que acontecram no país. Não tem limite a quantidade de mentiras e desfaçatez que eles utilizam para tentar negar o que eu fiz e para tentar impedir a minha volta", acrescentou, na mensagem.

Nas redes sociais do ex-presidente, o texto que acompanha o vídeo informa que, em 2013 o Instituto Lula, a FAO-ONU e a União Africana fizeram um encontro sobre políticas sociais inspiradas na experiência brasileira, com o objetivo de eliminar a fome no continente africano até 2025.

"A União Africana adotou a meta como um objetivo oficial da entidade em junho de 2014, em um encontro em Malabo, Guiné Equatorial. E as novas metas do Milênio da ONU estabeleceram o ano de 2030 para que nenhuma criança passe fome no continente. A União Africana convidou Lula para debater o tema 5 anos após o primeiro encontro em sua sede, em Adis Abeba, Etiópia. Um juiz brasileiro, não sabemos se ele conhece a Etiópia e a União Africana, proibiu Lula de participar do encontro". 

Na mensagem dirigida ao evento na África, Lula ressaltou que o problema da fome no continente africano não se relaciona com a falta de produção de alimentos, mas sim com a distribuição da riqueza. "Por isso companheiros eu quero dizer para vocês que a fome no mundo hoje não é mais falta de alimento, porque o mundo produz alimento de sobra. A fome no mundo hoje é na verdade falta de dinheiro para o povo mais humilde poder comprar, e dinheiro também não falta no mundo, porque são trilhões e trilhões de dólares que ficam sobrevoando os oceanos, especulando, ganhando dinheiro sem produzir uma única peça, vivendo de exploração, como nós sabemos que existe no mundo inteiro."

Confira abaixo o vídeo: