Fortaleza terá ações alusivas ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, celebrado anualmente no dia 29 de janeiro, a Prefeitura de Fortaleza realizará uma série de ações que visam promover e refletir sobre a cidadania trans na cidade. A partir desta terça-feira (23), uma ampla programação envolvendo poder público e movimentos sociais LGBT pautará a luta pelo fim da transfobia.

Fortaleza terá ações alusivas ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

“No cenário de hoje, ainda tão marcado pelo estigma e pela violência empreendida contra travestis e transexuais, propor ações para discutir, dar visibilidade e trabalhar o empoderamento dessa população é um passo importante no sentido de reconhecer a dívida social que todos nós temos para a superação dessas desigualdades”, afirma Paulo Diógenes, titular da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). De acordo com Paulo, as ações em torno do Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais foram construídas em conjunto com a sociedade civil.

Com o tema “Uma cidade sem transfobia é um direito de todas (os)”, um seminário reunirá movimentos sociais, poder público, rede de proteção e academia para debater a promoção da cidadania de travestis e transexuais na atual conjuntura. O debate será precedido ainda pela exibição do documentário Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro, dirigido por Vagner de Almeida e Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), que narra a trajetória de vida da ativista e travesti cearense que se tornou pioneira no País não só por conquistar a Carteira Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, mas pela sua contribuição para a organização política de travestis e transexuais no país. Um ato-show com grandes nomes da arte transformista de Fortaleza encerrará a programação do Seminário, que acontece no Teatro Antonieta Noronha.

O Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, um serviço de proteção e defesa da população LGBT em situação de violência e outras violações de direito em razão da orientação sexual e/ou identidade de gênero da Prefeitura de Fortaleza, também integrará a programação com reuniões abertas do Grupo de Apoio e Convivência para Travestis e Transexuais (dia 26/01), além de uma edição especial do Grupo de Estudos LGBT (dia 30/01).

Uma das novidades preparadas para este ano será a realização do Dia T, uma tarde de prestação de serviços voltados para travestis e transexuais de Fortaleza, no dia 30 de janeiro.

Dentre os serviços que a população poderá ter acesso de forma gratuita, já está confirmada a emissão de CPF com nome social, a realização de sessão de fotos em estúdio profissional, uma Mostra especial do Festival ForRainbow de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, sessões de massoterapia, testagem rápida para HIV, Hepatite e Sífilis, apresentação artística, dentre outros serviços.

O Dia Municipal da Visibilidade de Travestis e Transexuais faz parte do Calendário Oficial de Fortaleza, sendo instituído pela Lei Municipal nº 9.573/09. Toda a Programação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Serviço

Programação alusiva ao Dia Municipal da Visibilidade de Travestis e Transexuais

Realização: Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual / Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS / Prefeitura de Fortaleza

23 de janeiro

Reunião aberta do Grupo de Apoio e Convivência para Travestis e Transexuais
Local: Sala de Estudos do Departamento de Psicologia da UFC (Avenida da Universidade, 2762, 1º andar – Benfica)
Horário: 18:30

29 de janeiro

Exibição do documentário Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro (Vagner de Almeida/Grupo de Resistência Asa Branca, 2009)
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueira, 04, Centro)
Horário: 15:00

Seminário “Uma cidade sem transfobia é um direito de todas (os) ”
15:30 – Abertura
16:30 – Mesa redonda “Uma Fortaleza sem Transfobia é um Direitos de Todas as Pessoas: Proteção e Promoção da Cidadania de Travestis e Transexuais”.
18:00h – Ato-show com artistas transformistas
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueira, 04, Centro)

30 de janeiro

Dia T – Tarde de Serviços Gratuitos para travestis e transexuais
Local: Pátio do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra (Rua Pedro, I, nº 461 – Centro)
Horário: 13:00 às 16:30
*Para saber sobre a documentação necessária para retirada de RG e CPF (com ou sem nome social), os (as) interessados podem entrar em contato o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra (3452.2047)

Grupo de Estudos LGBT – Edição Especial Visibilidade Trans
Local: Sala de Estudos do Departamento de Psicologia da UFC (Avenida da Universidade, 2762, 1º andar – Benfica)
Horário: 18:00

01 a 28 de fevereiro

Semana de sensibilização, conscientização e visibilidade positiva da população de Travestis e Transexuais nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino

Mais informações:
Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual
Rua Pedro I, s/n, Centro (Parque das Crianças, casa lilás) – Fortaleza