Polícia de Honduras reprime manifestação contra resultado eleitoral

A população hondurenha nesta sexta-feira (12) saiu novamente às ruas de Tegucigalpa, capital de Honduras, para participar da marcha convocada pelo partido Aliança de Oposição Contra a Ditadura. Os manifestantes foram reprimidos pelas autoridades com gás lacrimogêneo.

polícia de Honduras

A mobilização foi realizada na capital às 2 horas da tarde, hora local, da Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Upnfm) à Casa Presidencial.

Contra os resultados das eleições de 26 de novembro, o candidato da oposição Salvador Nasralla e seus seguidores declararam fraude do TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) devido as irregularidades eleitorais registradas. Os manifestantes chegaram às ruas exigindo clareza sobre o que aconteceu, no entanto, a única resposta que receberam foi a repressão dos órgãos de segurança contra eles, resultando em 34 mortes e centenas de feridos.

O protesto foi realizado "contra a fraude eleitoral, os assassinatos, a libertação de prisioneiros políticos e a defesa da vitória da Aliança com Salvador Nasralla", diz o partido político em sua conta no Twitter.

Manuel Zelaya, ex-presidente derrocado em um golpe em 2009 e coordenador geral da Aliança de Oposição, que acompanhou os hondurenhos nesta sexta-feira, também foi atingido por bombas de gás lacrimogênio lançadas aos manifestantes, disse a correspondente da TeleSUR em Honduras, Gilda Silvestrucci.

Cidadãos vieram às ruas em repetidas ocasiões como parte das medidas de pressão contra o governo de Juan Orlando Hernández e em defesa da vitória obtida por Nasralla nas eleições anteriores.