Defesa de direitos:Metalúrgicos de PE fecham rodovia de acesso à Suape

Os trabalhadores do EAS, associados ao Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sindmetal-PE), filiado à CUT Pernambuco, realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (8) reivindicando o pagamento do reajuste negociado e acordado durante a campanha salarial em setembro que não foi pago até agora; contra a prática de assédio moral, os constantes acidentes de trabalho e demissões de pessoas doentes e mais velhas, que mostram o desrespeito aos trabalhadores.

Metalúrgicos protestam e impedem acesso a porto de suape - Sindimetal PE

A manifestação, que fechou os dois sentidos da rodovia de acesso à Suape, na Curva do Boi, denunciou os desmandos do Estaleiro Atlântico Sul (EAS], que funciona dentro do Complexo Portuário de Suape, e expôs a ineficiência das chefias.

“Paralisamos as atividades no Atlântico Sul nessa segunda-feira porque são muitas as demissões, assédio moral e descumprimento de acordos aprovados em mesa de negociação o ano passado”, explicou o presidente da CUT Carlos Veras, que esteve presente ao protesto em apoio à luta da classe trabalhadora.

Segundo Veras, “os patrões travaram a pauta de negociação e não dão respostas aos representantes dos trabalhadores”.

O presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, declarou que a luta se faz ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras. Segundo ele, além de não ter dado o reajuste do tíquete acordado na campanha salarial desde setembro, a gestão do EAS tem cometido assédio moral, faz “vista grossa” para os acidentes de trabalho constantes, entre outros absurdos.

“Não vamos permitir que a nossa categoria seja humilhada e desvalorizada. Estamos unidos por nenhum direito a menos”, enfatizou Gomes.