Após decisão do STF, Maluf se entrega à polícia

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (19), que determinou a execução da prisão em regime fechado, o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), decidiu se entregar à Polícia Federal de São Paulo.

Paulo Maluf

A decisão foi do ministro Edson Fachin, indeferindo um recurso apresentado por Maluf para contestar a condenado pela Primeira Turma do STF a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado. O ex-prefeito de São Paulo também foi condenado a pagar o equivalente a 248 dias-multa, aumentada em três vezes, pelo crime de lavagem de dinheiro.

A condenação é decorrendo de um processo que apurou o desvio de verbas de obras públicas e remessas ilegais ao exterior, por meio da atuação de doleiros. O deputado foi condenado por ter participado de um esquema de cobrança de propinas na Prefeitura de São Paulo, em 1997 e 1998, que teria contado com o seu envolvimento nos anos seguintes.

"O doutor Paulo, tão logo soube da decisão ontem [terça-feira], disse que ia se entregar imediatamente. Falou em entregar até ontem mesmo. Eu disse que sequer havia qualquer documento para ele se entregar, mas ele disse que tinha que cumprir a ordem do Supremo", disse Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, um dos advogados de Maluf.