Acidente na BR-277 vitima Rafael Gomes, dirigente do PCdoB

Em um trágico acidente na manhã deste sábado (16), vitimou cinco pessoas após dois veículos baterem de frente na BR-277, em Céu Azul, no oeste do Paraná. Entre as vítimas estava o militante do PCdoB Rafael Gomes, que foi da direção da UJS, da direção do Partido em Bauru e atualmente era secretario da legenda em Foz.

Rafael Gomes e Besna Yaconvenco - Reprodução

Rafael estava concluindo o curso de cinema na Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). A família precisa de apoio para fazer o translado do corpo de Foz do Iguaçu para Bauru e pede ajuda. Uma conta foi divulgada para os que desejarem colaborar: Banco do Brasil agência 6841-1, conta corrente 19868-4 de Richard Ederson Belizario.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 8h30 e envolveu uma caminhonete com placas de Umuarama, no noroeste do Paraná, e uma Kombi com placas do Rio de Janeiro (RJ), onde estava Rafael.

Outras duas pessoas que estavam no veículo ficaram gravemente feridas. Os dois ocupantes da caminhonete também sofreram ferimentos graves. Todos os feridos foram encaminhados para hospitais de Cascavel, no oeste do Paraná.

Pesar

O Movimento Sem Terra, por meio de nota. manifestou pesar. "É com pesar e muita dor que recebemos a notícia do falecimento do nosso amigo parceiro e companheiro de luta Rafael Gomes. Um jovem cheio de sonhos,carregado de boas intenções, buscando sempre o estudo casado a realidade, muito interativo com as comunidades", afirma aum trecho da nota.

"De onde quer que esteja nos olhando RAFA, assumimos o compromisso de dar continuidade a esta grande tarefa: a luta por justiça social. Todos os nossos sentimentos aos familiares, estudantes da Unila e demais companheiros", reforça a nota.

A Unila também divulgou nota de pesa e decretou luto oficial. Além de Rafael, os estudantes Sid-Nilson Alves Teixeira (Letras – Artes e Mediação Cultural), Mijael Pavel Aguirre (peruano, formando em Arquitetura e Urbanismo e matriculado no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) e Raquel Farias Stern (Mestrado em Integração Contemporânea da América-Latina), também faleceram.

A estudante Besna Yaconvenco, uruguaia, formada em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina e aluna do Mestrado em Integração Contemporânea da América-Latina; e Bruno Costa Sicuro de Moraes, que prestaria concurso para docente da Unila, na área de saúde, estão estão internados no Hospital Universitário de Cascavel e não correm risco de morte.

Neste domingo (17), a comunidade acadêmica programou uma vigília em homenagem aos estudantes, às 20 horas, no Bosque Guarani.