Uruguai aprova lei contra violência de gênero 

O resultado foi de 63 votos a favor de uma lei que proteja as mulheres uruguaias da violência que recai sobre elas por serem mulheres. A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou nessa quinta-feira (14) o artigo, que é composto por uma série de normas dedicadas a reprimir o maltrato e a violência por conta do gênero 

senado uruguaio - EFE

Entre as normas estabelecidas na nova lei está a criação de um órgão especializado para receber e atender as mulheres vitimas de qualquer tipo de violência, com o objetivo de garantir-lhes a proteção e orientação necessárias. 

O deputado do Partido Colorado Ope Pasquet rachaçou a aprovação da lei, porque segundo ele o projeto estaria beneficiando a metade da população composta por pessoas do sexo feminino. Para o deputado, "deve-se proteger a vítima de violência doméstica independentemente do sexo", esquecendo-se que as estatísticas comprovam que as mulheres são as grandes vítimas desse tipo de crime, muitas vezes colocadas pela sociedade e pelo Estado em uma situação de vulnerabilidade e assim aumentando a sua dificuldade em denúnciar.  

No mês de outubro o Senado havia bloqueado a aprovação da lei, mas após algum tempo para negociações chegaram em um acordo que permitisse a execução das normas no país.