Guarujá notifica Sabesp sobre mancha no mar da praia de Pitangueiras

gurauja - Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá

A Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá (Semam) notificou a Sabesp para obter respostas sobre o líquido de cor escura que chegou até o mar na Praia de Pitangueiras na segunda-feira (11). A prefeitura quer obter esclarecimentos e saber quais ações mitigadoras estão sendo adotadas para solucionar o problema.

Os técnicos da Semam estão confeccionando um laudo com objetivo de dimensionar a extensão do dano, e a Secretaria pedirá apoio para Cetesb para checar se as condições para Licenciamento das Estações Elevatórias (de esgoto) da Empresa, instaladas na Praia de Pitangueiras, estão sendo cumpridas. Os técnicos coletaram amostras no local e enviaram para análise a fim de descobrir a origem da contaminação.

Segundo Sidnei Aranha, secretário de Meio Ambiente, “a Cetesb tem mantido a praia de Pitangueiras com bandeira vermelha por causa dos vazamentos de esgoto então, recomendo que os banhistas tomem cuidado no banho de mar. É importante que a praia esteja liberada, mas no momento, não está".

A Prefeitura informa que está promovendo ações judiciais contra a Sabesp, para obter todas as informações sobre a Operação do Sistema, em especial o Plano de Emergência para a temporada de verão. As praias do Guarujá têm sofrido com vazamentos de esgoto.