Eleições municipais foram "uma grande vitória"

Mais de nove milhões de eleitores participaram das eleições municipais de domingo (10) na Venezuela. O Partido Socialista Unido da Venezuela venceu em mais de 300 das 335 câmaras municipais do país

Elaine Tavares: A Venezuela e a luta de classe - Reprodução

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o chavismo conquistou mais de 300 das 335 câmaras municipais do país, incluindo Maracaibo, Barquisimeto, Valência, Maturín, Barcelona, Puerto La Cruz e Cidade Bolívar.

"Foi um recorde (de participação) em uma eleição municipal, mesmo com os apelos para se absterem", declarou o Presidente, na televisão estatal. Estas eleições foram "uma grande vitória", sublinhou.

De acordo com os resultados já contabilizados, 9 139 564 pessoas (47,32% dos eleitores) votaram, afirmou a responsável do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Sandra Oblitas.

Em Caracas, a candidata do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Erika Farias, foi eleita para presidir o município Libertador, o maior do distrito capital, com um total de 491 328 votos (66,17%). Do mesmo partido, José Vicente Rangel Ávalos vai presidir ao populoso bairro de Petare.

No mesmo distrito, nas câmaras municipais de El Hatillo, Chacao e Baruta venceram candidatos da oposição.

No estado de Zulia (Noroeste), a Câmara Municipal de Maracaibo será liderada por Omar Pietro, do PSUV. Nesta eleição, Pietro derrotou o líder opositor Manuel Rosales, fundador do partido Um Novo Tempo.

Em Táchira (Noroeste), Gustavo Delgado, do Partido Social Cristão (Copei), foi eleito em San Cristóbal, com 53% dos votos.