Leci Brandão cria o Dia Estadual da Umbanda

Na tarde de quinta-feira (07), a deputada Leci Brandão garantiu a aprovação em plenário do Projeto de Lei 361/2015, de sua própria autoria, que institui o Dia Estadual da Umbanda a ser comemorado em 15 de novembro de cada ano.

leci

“Estou muito feliz, essa proposta circula na Casa desde 2006, iniciativa do guerreiro deputado Tiãozinho”, comemorou Leci. A proposta apresentada pelo então deputado estadual Sebastião Arcanjo (até então do PT/SP) não teve nenhum parecer apresentado e, por isso, foi arquivada pelas Comissões da ALESP. O mandato da deputada Leci reapresentou o PL em 2015 e conseguiu sua aprovação 2 anos depois. Para a deputada, esta é mais uma vitória das tradições de matrizes africanas. “É mais um reconhecimento do Estado a uma religião que sofre com ataques constantes de intolerância e preconceito, ao mesmo tempo em que contribui muito para a sociedade demonstrando respeito, humanidade e caridade”, disse a deputada. Crimes de intolerância religiosa são previstos em Legislação nacional, estadual e municipal, embora ainda estejam longe de acabar devido à falta de aplicação das Leis.

Durante a tramitação, foi apresentada uma emenda na Comissão de Constituição, Justiça e Redação que suprimiu os artigos 2º e 3º do projeto. Tais tópicos previam a criação de uma comissão que lideraria a organização de ações e atividades relacionadas à data com o apoio do Governo do Estado. O texto agora vai agora para a sanção do Governador. A justificativa do projeto ressalta que a Umbanda completou 100 anos de prática em nosso país em 2014.

Apenas 3 parlamentares registraram votos contrários em plenário, mesmo após acordo no Colégio de Líderes, no dia anterior, que encaminhou a aprovação da proposta. Membros da bancada evangélica na ALESP, todos argumentaram possuir motivações religiosas para rejeitar a proposta. Estes foram Wellington Moura (PRB), Gilmaci Santos (PRB) e Cel. Camilo que declarou voto contrário em nome da deputada Marta Costa (PSD).

A deputada Leci Brandão agradeceu todos os colegas de Parlamento, inclusive os deputados que votaram contra o projeto, e ressaltou que nunca rejeitou nenhuma proposta de inspiração evangélica, católica ou de qualquer outra religião. Leci ainda reforçou que vai continuar agindo desta forma. “Agradeço a todos os deputados e deputadas. Eu respeito muito a crença de cada um e agradeço pelo respeito dos senhores ao exporem os seus motivos. Eu só gostaria de registrar que nós nunca rejeitamos qualquer proposta relacionada à alguma religião, o Estado é laico e todas as religiões merecem o nosso respeito”, finalizou.