Bancários realizam ato em defesa da CAIXA

Em Fortaleza, empregados da Caixa Econômica Federal, tendo à frente o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), promovem, nesta quinta-feira (07), no Edifício Sede na Rua Sena Madureira, ato em defesa da Caixa 100%, contra a intenção do governo Temer tornar o banco uma empresa de sociedade anônima, entre outras medidas que prejudicam os funcionários e toda a sociedade.

Bancários realizam ato em defesa da CAIXA

No mesmo dia deve acontecer a reunião do Conselho de Administração da Caixa, que poderá votar a alteração no estatuto da Caixa, para transformar o banco em uma sociedade anônima. Este é o maior grande ataque de Temer contra a Caixa 100% Pública e sua função social, contra os empregados, empregos e direitos. Se a Caixa se tornar S/A é um meio de abrir o capital do banco e promover sua privatização.

A categoria precisa ficar atenta e participar das atividades organizadas pelo Sindicato, pois a direção da Caixa já queria ter aprovado a mudança do estatuto na reunião ocorrida em 18 de outubro, e só não conseguiu graças à mobilização dos empregados em todo o País. Desta forma, mais uma vez vamos pra luta para barrar este ataque contra a Caixa. Junte-se ao Sindicato nesta luta, que é de todos nós!

Outros ataques à Caixa

Entre outros ataques de Temer à Caixa e seus empregados está a intenção de impor teto de gastos com o Saúde Caixa, plano de saúde dos trabalhadores. Além disso, a direção do banco já revogou o RH 151, que assegurava a incorporação de função para empregados comissionados por 10 anos ou mais. O Sindicato no Ceará entrou com ação judicial contra esse ataque. Na última negociação com representantes dos empregados, a direção do banco negou garantia de emprego, da incorporação de função, entre outras reivindicações.

Também foi implantado, sem qualquer negociação com os representantes dos empregados, o programa Bônus Caixa, que promove a desvalorização dos salários na renda total do trabalhador, segrega os empregados, impõe metas individuais, aumenta o adoecimento e incentiva a competição entre colegas.

A Caixa é a principal responsável pelos investimentos públicos nas áreas da habitação, da agricultura familiar, desenvolvimento regional, redução da fome e da desigualdade socioeconômica. Dividindo com o Banco do Brasil, é também responsável por parte da carteira de crédito agrícola voltado aos pequenos e médios produtores, os responsáveis pela produção dos alimentos que chegam às nossas mesas.