China: reunião do Partido Comunista procura cooperação entre nações

Do dia 30 até o último domingo (3) aconteceu em Pequim a Reunião de Alto Nível entre o Partido Comunista da China (PCCh) e Partidos Políticos do Mundo. A reunião foi uma tentativa do Partido Comunista da China de estabelecer diálogos construtivos entre diversos partidos políticos, comunistas e não comunistas

Luciana Santos em encontro na China

O tema da reunião foi “construir uma comunidade de destino comum e construir um mundo melhor em conjunto: a responsabilidade dos partidos políticos”. A presidenta do PCdoB, Luciana Santos, participou do encontro. Mais de 200 partidos políticos de 120 países estiveram presentes.

Yang Jiechi, membro do Conselho do Estado, discursou no domingo (3) que o Partido Comunista da China (PCCh) consolidará e aprofundará a cooperação amistosa com os partidos políticos de todo o mundo. Yang ainda conclamou os partidos presentes a contribuírem para a construção de uma comunidade de futuro compartilhado pela humanidade e por um mundo melhor.

Durante a cerimônia de encerramento do Encontro, foi lançada a Iniciativa de Pequim. “Conclamamos os partidos políticos de todo o mundo a se somarem a nós na construção de um mundo de paz, e contribuírem para o desenvolvimento e a salvaguarda da ordem internacional”, afirma o documento.

A Iniciativa de Pequim também chama os partidos políticos a facilitarem a construção de parcerias, a edificação de um mundo de paz, a promoção do desenvolvimento global, o encorajamento ao aprendizado mútuo entre as civilizações e a preservação da ecologia e do meio ambiente. Foi lançada, ainda, a proposta de institucionalizar o Encontro do PCCh em Diálogo com os Partidos Políticos de Todo o Mundo como plataforma de alto nível para o diálogo político com ampla representatividade e influência global.

O Socialismo com características Chinesas

Xi Jinping, Secretário Geral do Comitê Central do PCCh, participou da cerimônia de abertura, cumprimentou os convidados estrangeiros e em seguida proferiu um discurso.

Nele, Xi Jinping apontou que o caminho do desenvolvimento da China é o caminho do socialismo com características chinesas. Uma escolha histórica realizada pelo povo chinês. Após a fundação da Nova China, especialmente durante os últimos 40 anos de Reforma e Abertura, a China passou por enormes mudanças, tornou-se a segunda maior economia do mundo, com 1,3 bilhão de pessoas vivendo em uma sociedade modestamente abastecida e próspera e com 700 milhões de pessoas sendo retiradas da pobreza. “A prática é o único critério da verdade”, disse Xi.

“As conquistas históricas feitas pela China fortaleceram nossa confiança em aderir ao caminho do Socialismo com características Chinesas, em sua teoria, em seu sistema, afirmou. No 19º Congresso do Partido Comunista da China, após décadas de desenvolvimento, o socialismo com características chinesas entrou em uma nova era. A principal contradição da China era traduzida nas crescentes necessidades de uma vida melhor para o povo e o desenvolvimento desequilibrado das forças produtivas. No passado, tivemos que resolver o problema da ausência de vários elementos e agora temos que resolver o problema de qualidade destes. Devemos nos concentrar em melhorar na qualidade e na eficiência do desenvolvimento, melhor atender às crescentes necessidades das pessoas em muitos aspectos, promover melhor o desenvolvimento integral das pessoas e fazer a prosperidade comum de todo o povo. Em 2050, devemos construir a China como uma modernidade socialista próspera, forte, democrática, civilizada e harmoniosa”, ressaltou Xi.

Xi Jinping disse ainda que o mundo é uma aldeia global, com interdependência e solidariedade. É a intenção da China promover a construção de um novo tipo de relações internacionais e de uma comunidade de destino comum. Este será o objetivo perseguido pela diplomacia da China na nova era. É também uma indicação para que todos os países do mundo trabalhem juntos.