Marisa Monte denuncia uso indevido e proíbe Doria de usar música

Em nota divulgada nesta quarta-feira (29), Marisa Monte e Arnaldo Antunes repeliram o uso indevido de uma música de autoria da dupla em um vídeo de propaganda da prefeitura de João Doria (PSDB).

Marisa Monte verdade uma ilusão, divulgação

“O vídeo é claramente uma peça audiovisual de propaganda política, produzida, editada e finalizada, com o evidente objetivo de autopromoção. A música é mantida como trilha sonora do vídeo, sincronizada continuamente por mais de 40 segundos ao fundo de imagens sequencialmente editadas”, aponta um trecho da nota.

Trata-se de um vídeo veiculado nas redes sociais pelo tucano Doria sobre a inauguração de uma obra no Parque do Ibirapuera com a música “Ainda bem” como som de fundo. De acordo com a nota, a dupla não autorizou a utilização da música e sequer foi consultada.

Arnaldo e Marisa destacaram ainda que informou o prefeito sobre o uso sem autorização da música, mas disseram que receberam uma resposta dois meses depois em que o tucano argumenta que a música no vídeo havia sido captada de forma “espontânea” no ambiente das gravações.

“Nos sentimos ultrajados e lesados em nosso direito patrimonial e moral, uma vez que, além de não termos sido sequer consultados, nunca permitimos o uso de nenhuma de nossas canções para fins políticos. Queremos deixar claro que a nossa motivação jamais foi financeira, e sim educativa. Enquanto autores e artistas, esperamos respeito à Lei de Direitos Autorais”, reforçaram.