Vereador de Ilhabela quer homenagear Migrantes Nordestinos e Mineiros

O vereador Mateus Pestana (PCdoB) apresentou o Projeto de Lei 125/2017 propondo que seja instituída em Ilhabela a ‘Semana Municipal dos Migrantes Nordestinos e Mineiros’ a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de abril.

mateus

De acordo com argumentos do parlamentar, movidos pelo sonho de uma vida melhor e atraídos pelas demandas de comércio e serviços geradas pelas atividades turísticas, ou simplesmente por suas belezas naturais, muitos nordestinos e mineiros deixaram sua cidade natal e vieram morar em Ilhabela. “Aqui, criaram laços de amizade, alguns se destacaram social e economicamente, outros conseguiram estabilidade financeira para criar os filhos, mas todos deixaram suas marcas e enriqueceram Ilhabela com suas culturas e seus modos de vida”, acrescentou.

O projeto pretende celebrar os costumes, tradições e elementos da cultura e da culinária dos nordestinos e mineiros, além de promover a conscientização da sociedade sobre a importância dessa diversidade cultural e da participação ativa desses migrantes na construção do município. O PL foi lido em sessão e encaminhado para as Comissões Permanentes.