Michelle Bachelet oficializa apoio ao candidato da esquerda chilena

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, se reuniu nesta quarta-feira (22) com o senador governista Alejandro Guillier, para oficializar seu apoio à candidatura dele à presidência no segundo turno das eleições, que acontecem no dia 17 de dezembro.

Michelle Bachelet e Alejandro Guillier - Reuters

O primeiro turno das eleições presidenciais aconteceu neste domingo (19). Guiller ficou em segundo lugar na disputa, com 22,7% dos votos, em primeiro está o neoliberal Sebastián Piñera, com 36,64%.

No entanto, a esquerda tinha, além do senador governista, outros 5 candidatos, alguns deles já declararam apoio a Guillier. É o caso da representante da Frente Ampla, Beatriz Sánchez, que se consolidou como a terceira força política do país, com 20,26% dos votos.

Durante o encontro, que aconteceu no palácio La Moneda (a sede do governo federal), Bachelet parabenizou o candidato pelo resultado obtido na corrida eleitoral. Além do Partido Socialista, do qual a presidenta é membro, ele também recebe apoio do Partido Comunista.

“A grande maioria dos chilenos disse que não quer retrocessos, nem perder os direitos obtidos, com a gratuidade [nos serviços básciso]. A maioria disse que quer consolidar o caminho de transformações”, disse a presidenta com relação ao resultado onde os dois principais candidatos da esquerda, Guillier e Beatriz Sánchez, obtiveram quase 50% dos votos.

A reunião impulsiona os chamados à unidade da esquerda feitos por Bachelet durante a campanha eleitoral e um dia depois que a candidata do partido Democracia Cristã também anunciou seu apoio a Guillier.

O candidato agradeceu o apoio do partido que também teve ampla votação e disse que pretende acolher algumas das propostas dos demais candidatos em seu programa de governo.