Seminário discute a obra de João Antônio

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza, entre os dias 16 e 17/11, o Seminário 80 anos de João Antônio em homenagem à obra do escritor, que estaria comemorando 80 anos este ano.

joaoantonio

João Antônio Ferreira Filho (1937-1996) nasceu de pai português e mãe brasileira (fluminense), começou a trabalhar aos 8 anos como vendedor e vivenciou a boemia na juventude. Frequentou bares, sinucas e bordéis, que se tornariam matéria-prima de suas obras.

Seu livro de estreia, Malagueta, Perus e Bacanaço, publicado em 1963, recebeu dois prêmios Jabuti (Revelação de Autor e Melhor Livro de Contos), o prêmio Paulo Prado e o prêmio da Prefeitura Municipal de São Paulo. “Existe um texto que ele publicou em Malhação do Judas Carioca como um anexo”, comenta a pesquisadora Clara Ornellas, uma das organizadoras do congresso. “Lá, ele demonstra a necessidade de uma literatura que represente os problemas sociais do País, como as favelas, os retirantes, as prisões.”

João Antônio atuou como jornalista, trabalhando para veículos como o Jornal do Brasil, a revista Manchete e O Pasquim. Foi também um dos fundadores da revista Realidade, na qual publicou o primeiro conto-reportagem brasileiro, Um dia no cais, de 1968.

Recentemente, Julio Cezar Bastoni da Silva, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos encontrou o conto inédito Dia de Bomba, que narra a história de Jonas, que trabalha em um escritório ate ser convencido por um colega a participar de uma guerrilha contra a ditadura militar. A obra será exibida no Seminário.