Pernambuco envia delegação de 39 comunistas ao 14º Congresso Nacional 

Eleita na 20ª Conferência Estadual do PCdoB realizada nos dias 21 e 22 de outubro passado, a delegação de Pernambuco ao 14º Congresso Nacional é composta de 39 pessoas que representarão os comunistas pernambucanos de diversas regiões geográficas do estado. O 14º Congresso começa nesta sexta-feira (17) e se estenderá até domingo (19), em Brasília (DF). Trata-se de momento máximo de deliberação dos comunistas, que se repete a cada quatro anos.  

LUCIANA

Participarão do 14º Congresso mais de 650 delegados/as de todo o país, além de convidados (as) brasileiros (as) e de delegação internacional integrada por cerca de 50 pessoas oriundas de 32 países, representando 38 organizações estrangeiras. A abertura do evento ocorrerá amanhã, às 15h30, com informe da presidenta nacional do partido e deputada federal Luciana Santos. Em seguida, acontecerá ato público de apresentação da pré-candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República.

Segundo Luciana, com a pré-candidatura o partido pretende apresentar um projeto de mudança diante do grave momento em que vive o país e os brasileiros após a ruptura democrática ocorrida em 2016. “Debateremos saídas para a retomada do crescimento, para o fortalecimento do Estado como indutor do desenvolvimento, para a consolidação da democracia. Manuela se apresenta contra essa agenda nefasta do desmonte trazida por Temer, a serviço de algo diferente que se coloque na condição de defender um novo projeto popular em 2018”, afirmou a dirigente comunista.

Além da aprovação de resolução política que guiará os comunistas no próximo período, o colegiado elegerá a nova direção nacional do partido. O novo Comitê Central será apresentado ao plenário após apuração do resultado eleitoral, o que deve ocorrer a partir das 16h de domingo (19), último dia do Congresso.

Noite de lançamentos

Na noite de sábado (18), a Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi lançarão sete livros de autoria de conhecidos escritores e pensadores comunistas. São eles: “100 anos da Revolução Russa – legados e lições” de Adalberto Monteiro e Osvaldo Bertolino; “A Revolução bipolar — a gênese e derrocada do socialismo soviético”, do professor e cientista político Luís Fernandes; “Lênin — presença da Revolução”, organizado pelo pesquisador Aloisio Sergio Barroso.

Também serão lançados os livro “Caminhos da liberdade no jovem Marx”, escrito por Júlia Lemos Vieira; “Pequena história de um século da grande Revolução de Outubro”, de Bernardo Joffily; “Os comunistas na Constituinte de 1946”, do jornalista José Carlos Ruy; e “Governos Lula e Dilma O Ciclo Golpeado”, de Renato Rabelo e Adalberto Monteiro. “São livros que abrangem um importante espectro da luta pelo socialismo”, afirmou o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo.

Audicéa Rodrigues, com informações do site do PCdoB.
Do Recife