Anistia Internacional disponibiliza novo relatório sobre a Síria 

O documento conta com testemunhos de mais de 130 pessoas, e imagens de satélite sobre os efeitos da estratégia de “rendição ou morte à fome” que está deslocando a força milhares de civis sírios

siria

O relatório intitula-se “‘We leave or we die’: Forced displacement under Syria’s ‘reconciliation’ agreements” (“‘Partimos ou morremos’: deslocamentos forçados causados pelos acordos de ‘reconciliação’ na Síria”). Neste relatório, da organização de direitos humanos, constam mais de 130 testemunhos, recolhidos entre abril e setembro de 2017. É também possível ver nas imagens de satélite os efeitos devastadores da estratégia de “rendição ou morte à fome”, que obriga à deslocação, à força, de milhares de civis na Síria, constituindo um crime contra a humanidade.

"Reconciliação" na Síria

A Anistia Internacional analisa a maneira como os chamados acordos de “reconciliação” tem sido emprendidos, extensa e detalhadamente. As tácitas de guerra, desde 2012, também são alvo de análise nesta investigação. Quer por parte das forças governamentais sírias e russas, quer por grupos armados da oposição na Síria. Foi dado especial enfoque, no relatório, às cidades de Daraya e de Madaya, na zona oriental de Alepo, no distrito de Al-Waer, em Homs, e ainda nas vilas de Kefraya e Foua.

Está também disponível, desde hoje, um website We Leave or We Die com mapa interactivo com informação sobre os deslocamentos forçados das populações, entre as cidades Sírias, tendo por base os acordos de reconciliação.