CEDEM lança livro sobre Lívio Xavier

O livro A Arte de Guardar: reflexões a respeito do acervo de Lívio Xavier, organizado por Sonia Troitiño e Tania Regina de Luca, professoras da Unesp Câmpus de Marília e de Assis, será lançado hoje (13), às 17 horas, na Praça da Sé, 108 – 1º andar.

livro

Editada pela Cultura Acadêmica Editora, a obra é composta de seis artigos, resultados de pesquisas realizadas no acervo de Lívio Xavier, sob a guarda do CEDEM. Desse trabalho nasceram textos que resgatam um “Lívio militante, que se revela nas traduções, nas correspondências com os companheiros, nos embates com o Partido Comunista”.

A Arte de Guardar: reflexões a respeito do acervo de Lívio Xavier traz um relato íntimo do crítico literário Antonio Cândido, falecido em 12 de maio de 2017, sobre seus anos de amizade e convívio com Lívio Xavier, na Revista Literára. O texto revela a importância do intelectual no cenário brasileiro de sua época. Os demais artigos tratam da riqueza do acervo depositado no CEDEM; das possibilidades oferecidas pelas correspondências trocadas com importantes escritores da época e da biblioteca de livros raros sobre temas diversos.

Sonia Troitiño, também coordenadora do CEDEM, assinala que esta coletânea abre aos pesquisadores opções de exploração e de reflexão sobre o vasto acervo de Lívio Xavier e sobre a própria técnica arquivística. “Os ensaios são exemplos da potencialidade do corpus documental e um convite para que se percorram suas vastas fronteiras,” comenta a professora.

O jornalista Lívio Barreto Xavier nasceu em 25 de abril de 1900, em Granja/CE. Junto com Aristides Lobo, Mário Pedrosa, João da Costa Pimenta, fundou a Liga Comunista Internacionalista, em 1934, uma dissidência do PCB ligada à Oposição de Esquerda Internacional dirigida por Leon Trótski.