Carlos Felipe comenta retirada de água para termelétrica

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) defendeu, na última quarta-feira (08), a retirada da água do manancial Lagamar do Cauípe, na área do Eixão das Águas, em Caucaia, para abastecer, entre outros locais, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Carlos Felipe

A medida vem sendo questionada, pois o entendimento é de que vai dificultar o acesso à água de 26 comunidades da região. Para o parlamentar, mesmo sendo prioridade o recurso para o ser humano, a energia também é necessária. Carlos Felipe considera impossível prescindir da energia oriunda das termelétricas. “O Estado não pode abrir mão daquela energia (termelétrica) porque ela representa 20% a 30% da gerada no Estado. Sem ela, teríamos um blackout o que afetaria coisas essenciais à vida”, opinou.

Conforme o deputado, a água para alimentar essas usinas vinha do Castanhão, que está, segundo ele, secando. “Então, tem que ter uma alternativa”, disse.

O parlamentar também comentou a questão da energia renovável. “Somos referência hoje eólica e solar”, disse. Carlos Felipe explicou que, a partir de outubro, normalmente há uma queda na produção de ventos, o que leva o Estado a fazer maior utilização das térmicas. “Tem que aumentar a térmica, já que a hidrelétrica tem limitação pela questão da seca”, pontuou.

Em aparte, o deputado Odilon Aguiar (PMB) lembrou que foi aprovado o Plano de Eficiência de Energia Renovável e o Governo nunca adotou nas políticas públicas. “As energias solares são ainda muito tímidas”, avaliou.

A deputada Bethrose (PMB) também é contra a utilização da água para investimentos como a termelétrica. “Esse negócio de dizer que somente 20% para abastecer a área industrial vai ser, com certeza, muito prejudicial àquela população. A população deve ser ouvida”, sugeriu.