4º Festival de Circo do Ceará terá apresentações em 4 cidades

Em sua quarta edição, o Festival traz vasta programação para Fortaleza, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Canoa Quebrada. São 62 apresentações, 10 ações formativas, e mais de 30 artistas/companhias locais, nacionais e internacionais. A programação é gratuita e pode ser consultada no festivaldecircoceara.wordpress.com

4º Festival de Circo do Ceará terá apresentações em 4 cidades

O Festival de Circo do Ceará – Festival Internacional de Artes Circenses comemora sua 4ª edição com mais de 60 apresentações entre números e espetáculos distribuídos em 4 cidades: Fortaleza (dias 11 e 12), Paracuru e São Gonçalo do Amarante (dias 15 e 16); encerrando em Canoa Quebrada (dias 25 e 26). Um dos maiores eventos de arte circense do Norte/Nordeste brasileiro acontece articulado com outros 5 festivais cearenses, trazendo apresentações e ações formativas locais, nacionais e internacionais, inteiramente gratuitas e livres para público de todas as idades. A atividade é realizada com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do Edital Mecenas.

A programação oficial do Festival de Circo do Ceará deste ano conta com 53 apresentações distribuídas por Fortaleza, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Canoa Quebrada. Além destas, outras nove apresentações acontecerão em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste e a Rede Cuca. Será um total de 62 apresentações e mais 10 oficinas. Em Fortaleza, toda a programação acontecerá no Anfiteatro do Dragão do Mar e a retirada de ingressos é liberada com 1h de antecedência.

A partir de 246 propostas inscritas neste ano, entre as diversas linguagens do circo tradicional, circo contemporâneo e da arte de rua, 30 grupos/artistas foram selecionados, os quais 20 são cearenses, 04 são nacionais e 06 são internacionais. As atrações internacionais envolverão artistas de países como Espanha, Argentina, Uruguai, Mongólia, Grécia, além de estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Em terras cearenses pela primeira vez, teremos o Mago Adrian Conde (Espanha), mágico cômico que circula o mundo todo com o espetáculo “Piccolo Camerino”; Diego Bruzzone (Argentina) com o espetáculo “La Risa es Bella”, Mauro Consenza (Uruguai) com o espetáculo “H2oBoom”, e Shuree (Mongólia), trazendo apresentação de contorção. Teremos ainda, a dupla Dromocósmicas (Grécia/Brasil) com o espetáculo “Vagor & Bellavita” e o grupo Latin Duo(Argentina).

Nos destaques de nível nacional teremos a dupla de trapezistas Duo Lovato, do Rio de Janeiro, Trupe Lona Preta de São Paulo e Cia Theastai de Artes Cênicas, do Mato Grosso do Sul. No time dos cearenses teremos nomes como Sâmia Bitencourt, Grupo Garajal, Circo Escola Canoa Criança, Ko’s Coletivo, Maurício Rodrigues, As 10 Graças de Palhaçaria, Cia Itinerante de Malabares, Gabriela Jardim, Laguz Circo, Desequilibradoz, Palhaço Pimenta, Eduardo Show da Vida, Cia Prisma, grupo Fuzuê, Mágico Eflém, Netinho Calvo, Dona Zefinha, Conexão Break, Banda Maestro Pixuna, Alysson Lemos e a tradicional e esperada Charanga que rege a noite com músicas do universo circense nas noites da programação em Fortaleza.

Formação em Arte Circense

Nesta edição, o Festival de Circo do Ceará traz 10 oficinas de formação para quem deseja iniciar ou se desenvolver nas diversas linguagens do circo. As ações formativas são realizadas através do programa Luz no Picadeiro e pretende envolver cerca de 200 participantes. Giza Diógenes, uma das idealizadoras, destaca que as oficinas registram um pontapé inicial para fomentar o processo criativo de novos números e espetáculos dos artistas circenses. Muitos números e mesmo espetáculos surgem do resultado das oficinas, que apesar de curtas, é o que tem de formação aberta para os artistas” detalha Giza. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de novembro, no site do festival. Nas cidades do interior, as inscrições serão feitas no local, presencialmente. As oficinas acontecem em parceria com Porto Iracema das Artes, Secretaria de Cultura de Paracuru, Escola de Dança de Paracuru, Instituto Intervalo e Circo Escola Canoa Criança.

O Festival

O Festival de Circo do Ceará – Festival Internacional de Arte Circense acontece desde 2014 e surge com o objetivo de difundir, capacitar e integrar as diversas possibilidades do universo circense no Ceará. Em quatro anos de caminhada o festival hoje é uma grande referência na produção, fruição, articulação e intercâmbio cultural da arte circense no nordeste brasileiro.

Articulação em Rede

Um dos artistas idealizadores do Festival, Ângelo Márcio, destaca o diferencial de realizar o evento articulado com outros quatro festivais cearenses que acontecem simultaneamente, sendo eles: a Mostra Sesc Cariri, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza, Mostra Dragão do Mar em Canoa Quebrada e Festival dos Inhamuns. Circo, Bonecos e Artes de Rua. Segundo Márcio, a ação é muito propícia para o momento de dificuldades na produção cultural, e repercute positivamente para todos os envolvidos, apostando na colaboração dos grupos de artistas de diversos estados e países, juntamente com agentes culturais, organizações independentes e sociedade civil organizada.

Programação

Fortaleza

Apresentações
11 e 12 de novembro Anfiteatro do Dragão do Mar a partir das 18hs com entrada gratuita. (ingresso retirado na bilheteria com até 1h de antecedência)

Oficinas
13 e 14 de novembro no Porto Iracema das Artes

(Inscrições online no site: www.festivaldecircoceara.wordpress.com)

Oficinas de palhaço com Diego Bruzzone (Argentina), mágica cômica com Adrian Conde (Espanha) e números aéreos com Duo Lovat (Rio de Janeiro). 20 vagas / gratuito

Paracuru

Apresentações
15 e 16 de novembro na Praça da Matriz e Anfiteatro da Praça do Farol a partir das 17horas gratuito.

Oficinas de palhaço com Latin Duo (Argentina) , Iniciação a técnicas circenses com Laguz Circo (CE), música circense com Samuel Furtado e Acrobacia com Cia Theastai de Artes Cênicas (MS).
13 a 16 de novembro na sede da Secretaria de Cultura. Oficinas entre os dias 08 e 16 de novembro. Inscrições na Secretaria de Cultura e Turismo de Paracuru. 20 vagas / gratuito.

São Gonçalo do Amarante

Apresentações
15 de novembro na Praça do Pecém a partir das 18h / gratuito.

16 de novembro na Praça da Matriz a partir das 18hs / gratuito.

Canoa Quebrada

Apresentações
24 e 25 de novembro, no Anfiteatro do Dragão do Mar (Pólo de lazer), a partir das 18h / gratuito.

Oficinas de Contorção com Shuree (Mongólia), Malabares com
Mauro Concenza (Uruguai) e Técnica Circense com Cláudio Ivo (Ceará).
entre 13 e 25 de novembro, no Circo Escola Canoa Criança. Inscrições no local. 20 vagas / Gratuito.

O Festival de Circo do Ceará é apresentado pela Enel e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, com o apoio das Prefeituras Municipais de Paracuru e São Gonçalo do Amarante. Uma realização da Iluminura Produtora Cultural e Produção Executiva da Indústria da Arte.

Serviço

Festival Internacional de Circo do Ceará – Em Fortaleza/CE(dias 11 e 12 de novembro).

Em Paracuru/CE, e São Gonçalo do Amarante/CE (dias 15 e 16 de novembro) e em Canoa Quebrada/CE (dias 25 e 26 de novembro).

Programação, Informações e Inscrições: http://www.festivaldecircoceara.wordpress.com

[email protected]

Redes sociais:
Facebook:festivaldecircodoceara
Instagram:@festivalcircoceara

Acesso gratuito.