Psicoterapeuta lança livro com ilustrações sobre machismo

O novo livro da psicoterapeuta mexicana Marina Castañeda, O Machismo Ilustrado, aborda ações cotidianas praticadas por homens e mulheres que trazem formas sutis de machismo presente na sociedade de seu país. Porém, num mundo machista, não será difícil às brasileiras e aos brasileiros se identificarem com as práticas.

machis

A autora usa ilustrações de Eva Lobatón para reforçar ideias apresentadas no seu livro O Machismo Invisível, que é baseado em experiências do seu cotidiano profissional e em pesquisas. Ela destaca atitudes sexistas presentes no dia a dia que as pessoas promovem sem perceber, e considera que, em muitos casos, as mulheres aceitam, repetem e inculcam tal lógica.

Sobre o machismo, Castañeda considera que as mulheres não sentem a necessidade de mostrar que são muito mulheres, já os homens têm que demonstrar em todos os momentos e em todos os lugares que são muito homens. “O machismo pode nos fazer chorar, mas também rir; não em seus aspectos mais violentos e degradantes, mas em suas expressões diárias mais sutis, que são expressas no cotidiano de todos nós", afirma. As ilustrações servem para não só para mostrar o funcionamento oculto do machismo invisível em algumas cenas do cotidiano, mas para nos fazer rir de seus aspectos mais absurdos e obsoletos.