SP: Centrais protestam nesta sexta contra desmonte do setor público

Servidores públicos do estado de São Paulo irão cruzar os braços contra o sucateamento e as privatizações das empresas públicas e a falta de valorização da categoria.

Protesto em defesa do setor público

Um grande ato está programado na Avenida Paulista, a partir das 16h, em frente ao escritório da Presidência da República, organizado pelas centrais sindicais e sindicatos do conjunto do funcionalismo público.

Rene Vicente, presidente da CTB-SP, afirma que o objetivo é chamar a atenção da população para a tentativa de desmonte do setor. “Vamos alertar a população sobre o desmonte do serviço público aqui em São Paulo, seja no âmbito municipal, estadual ou federal”, revela Vicente.

Geraldo Alckmin (PSDB), no governo do estado, e João Doria (PSDB), na prefeitura da capital, têm promovido o sucateamento dos serviços públicos em São Paulo e ameaçando entregar as empresas públicas aos empresários por meio de privatizações. No dia 5 deste mês, Alckmin enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 920/2017, que prevê a limitação dos investimentos públicos por dois anos, impactando setores da saúde, educação e demais serviços.

Vicente aponta que, diante da atual conjuntura, com o congelamento dos investimentos públicos por 20 anos, privatizações e a reforma Trabalhista – que entra em vigor a partir de novembro -, é fundamental a unificação da luta. “Essa unidade é fundamental não apenas para o fortalecimento da luta dos servidores, mas também na defesa da população que depende do serviço público e sofrerá com a falta de investimento na saúde, educação, transporte e segurança’, afirmou o presidente estadual.