Entrega do Prêmio Vladimir Herzog será terça-feira (31)

No próximo dia 31 de outubro, terça-feira, será realizada a cerimônia de entrega do 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O evento é público e acontece às 20h, no Tucarena, em São Paulo. Às 14h, acontece a 6ª Roda de Conversa com os jornalistas premiados.

premioherzog

Esta edição, que bate novo recorde de trabalhos inscritos e aceitos para análise do corpo de jurados, inaugurou as mudanças nos critérios das categorias em relação aos anos anteriores: foram 634 trabalhos enviados por jornalistas, artistas e repórteres fotográficos de todo o país. Destes, 218 foram inscritos na categoria Texto, que reuniu o maior número de participantes.

Confira os trabalhos premiados:

Categoria ARTE:
– VENCEDOR – “Anulação dos julgamentos do massacre do Carandiru”

Simanca | Jornal A Tarde – Salvador/BA
– MENÇÃO HONROSA – “A execução de Ricardo”
Ciro Barros, Julio Falas e Bruno Nobru | Agência Pública – São Paulo/SP
Categoria ÁUDIO:
– VENCEDOR – “Repressão na Favela do Moinho: Leandro, 18 anos, morto em Operação da Rota”
Cláudia Rocha e Emerson Ramos | Ponte Jornalismo – São Paulo/SP
– MENÇÃO HONROSA – “Histórias invisíveis: os desafios de quem vive nas ruas de Porto Alegre”
Gabriel Jacobsen e Daiane Vivatti | Rádio Guaíba – Porto Alegre/RS
– MENÇÃO HONROSA – “Dar à luz a dor”
Hebert Araújo, Jonathan Dias e Joana Rosa | Rádio CBN João Pessoa – João Pessoa/PB

Categoria FOTOGRAFIA:
– VENCEDOR – “Tiroteios, mortes e invasões dominam o Complexo do Alemão”
Fábio Teixeira | VICE Brasil
– MENÇÃO HONROSA – “Prefeitura retira sem-teto de viaduto em SP"
Nelson Antoine | Portal da Band – São Paulo/SP

Categoria MULTIMÍDIA:
– VENCEDOR – “Sozinhas: histórias de mulheres que sofrem violência no campo”
Ângela Bastos, Aline Fialho, Chico Duarte, Felipe Carneiro, Francisco Duarte, Julia Pitthan, Maiara Santos e Ricardo Wolffenbüttel | Diário Catarinense – Florianópolis/SC
– MENÇÃO HONROSA – “O mapa da homofobia em SP”
Thiago Reis, Alexandre Nascimento, Alexandre Mauro, Beatriz Souza, Fabíola Glenia, Glauco Araújo, Igor Estrella, Kleber Tomaz, Marcelo Brandt, Mariana Mendicelli, Rodrigo Cunha, Rogério Banquieri, Sávio Ladeira e Wagner Santos | G1 – São Paulo/SP

Categoria TEXTO:
– VENCEDOR – “Especial Quilombolas”
Patrik Camporez, Luísa Torre e Marcelo Prest | Agência Pública – Brasília/DF
– MENÇÃO HONROSA – “Brasília Confidencial
Helena Mader, Adriana Bernardes e Renato Alves | Correio Braziliense – Brasília/DF
– MENÇÃO HONROSA – “Cerco aos isolados”
André Borges e Werther Santana | O Estado de S. Paulo – Brasília/DF

Categoria VIDEO:
– VENCEDOR – “Quem sou eu?”
Bruno Della Latta, Cláudio Guterres, Chico Chagas, César Coelho, Nunuca Vieira, Renata Ceribelli, Walmor Junior, Marcos Aurélio Silva, Marconi Matos, Flávio Fernandes, Filippi Nahar, Alex Carvalho e Alda Queiroz. | TV Globo – Rio de Janeiro/RJ
– MENÇÃO HONROSA – “O inferno de Lidiany”
Gabriela Pimentel, Domingos Meirelles, Heleine Heringer, Daniel Motta, Fabiana Lopes, Michel Mendes, Leopoldo de Moraes, Lucas Augusto, Natália Fiorentino, Gustavo Costa, Rafael Gomide, Aruan Santos e Renato Battaglia. | TV Record – São Paulo/SP
 

Homenageados
Desde 2009, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog indica personalidades para serem agraciadas com o Prêmio Especial por relevantes serviços prestados às causas da democracia, paz e justiça. Os grandes homenageados da noite com o Prêmio Vladimir Herzog Especial serão os jornalistas Rose Nogueira, Tim Lopes (in memoriam) e D. Paulo Evaristo Arns (in memoriam).
 
Roda de Conversa
Na tarde de 31 de outubro, das 14h às 18h, acontece a 6ª Roda de Conversa com os vencedores do Prêmio Vladimir Herzog. O evento, gratuito e aberto ao público, é voltado especialmente para alunos dos cursos de comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de algumas das reportagens mais importantes da imprensa brasileira, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas.

O encontro será realizado no Tucarena (ao lado do TUCA) e transmitido pela internet, ao vivo, por meio do link www.tvpuc.com.br. Para que o material esteja acessível a um maior número de pessoas, constituiu-se novamente um pool de cobertura e transmissão*.

A coordenação da Roda de Conversa é do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, coordenador do Projeto Repórter do Futuro e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. A produção é de Aldo Quiroga, professor e repórter /apresentador da TV Cultura de São Paulo, e Ricardo Matias, coordenador da TV PUC. Neste ano, a mediação será dos jornalistas Angelina Nunes, Paulo Oliveira e Aldo Quiroga. A atividade conta com o apoio da Federação dos Professores do Estado de São Paulo – FEPESP.

SERVIÇO:
39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Cerimônia de premiação
Data: 31 de outubro, terça-feira – Horário: 20h
Local: TUCARENA | Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo (anexo ao TUCA)

6ª Roda de Conversa com os ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog
Datas:31 de outubro, terça-feira – Horário: das 14h às 18h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA)

Comissão organizadora | Promoção do 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI, Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, Instituto Vladimir Herzog, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo, Periferia em Movimento, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM.

Patrocínio: Petrobras.
Apoio: PUC-SP, TUCA, Câmara Municipal de São Paulo, Federação dos Professores no Estado de São Paulo – FEPESP e OBORÉ.

Organização da 6ª Roda de Conversa com os ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog: OBORÉ Projetos Especiais, Federação dos Professores do Estado de São Paulo – FEPESP.

Pool de transmissão e cobertura: Canal Universitário de São Paulo, TV PUCSP, TV Fepesp, TV Câmara Municipal de São Paulo, Superintendência de Comunicação Social da USP, Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, OBORÉ Projetos Especiais | Projeto Repórter do Futuro, Instituto Vladimir Herzog.