Paulinho Fonteles, herdeiro orgulhoso da juventude do Araguaia

"Foste um grande! Destemido, generoso, um amigo solidário de todos que de ti necessitavam. Uma pessoa, no dizer de outro grande, o escritor Eduardo Galeano, uma gentipensante. Assim eras, gentipensante".

Por Socorro Gomes*

Paulinho Fonteles (segundo da esquerda pra direita) e Socorro Gomes no Araguaia - Acervo Pessoal/Socorro Gomes

Paulinho Fonteles,

Recebi hoje às 15h00, na cidade russa de São Petersburgo, antiga Leningrado, onde estou em tarefa partidária, através de um amigo comum, camarada Douglas Lopes, a terrível notícia de tua partida. Terrível! Um choque e uma tristeza imensa.

Muito querido camarada Paulo Fonteles.

Foste um grande! Destemido, generoso, um amigo solidário de todos que de ti necessitavam. Uma pessoa, no dizer de outro grande, o escritor Eduardo Galeano, uma gentipensante. Assim eras, gentipensante. Apaixonado pela vida que em ti era dedicação às nobres causas. Coração perto da boca. Razão e sentimento eram em ti inseparáveis. Nasceste, desafiando os monstros da ditadura que no PIC em Brasília ao torturarem tua mãe, a companheira Hecilda, presa, afirmavam que filho de comunistas não podia nascer. Pois nascestes. Filho de valentes. Valente foste toda tua vida. Vida dedicada aos desvalidos do campo e da cidade. Foste o herdeiro orgulhoso da juventude do Araguaia. Cedo assumiste a luta, bem jovenzinho nas lides estudantis, Na UJS. Depois, pela memória dos combatentes contra a ditadura, a defesa dos sem teto em Belém e Ananindeua. Defendeste com rara inteligência e paixão a causa do porvir, a causa do socialismo. Paulinho, gente como tu não morre. Vive sempre. Tu sim, és eterno e eternamente viverás. Paulo Fonteles de Lima, Comunista, Poeta, humanista como poucos.

Adeus, camarada!

*Socorro Gomes é presidenta do Conselho Mundial da Paz