Juiz confirma que corpo em rio na Argentina é de Santiago Maldonado

O juiz responsável pela investigação do caso Santiago Maldonado confirmou na sexta-feira (20/10) que o corpo encontrado nesta semana, flutuando em um rio do sul da Argentina, é o do jovem artesão que desapareceu no dia 1º de agosto, e apontou que a autópsia realizada determinou que não tinha lesões.

Protestos pedem apuração sobre desaparecimento de Santiago maldonado na Argentina - Agência Efe

"A única coisa que falta agora é descobrir qual foi a causa da sua morte e para isso devemos esperar ver os resultados complementares da amostras colhidas nesses tipos de casos", explicou juiz Gustavo Lleral.

De acordo com o magistrado, que assumiu o comando do caso do sumiço de Maldonado, depois que o primeiro juiz foi afastado após um pedido da família do jovem, deve esperar "mais de duas semanas" para ter os resultados finais do processo de autópsia.

O juiz disse que graças aos rastros "papilares" foi confirmado que o corpo é de Maldonado, apenas algumas horas depois de Sergio, irmão de Santiago, ter declarado que o corpo era o de seu parente, após reconhecer suas tatuagens.
"É Santiago. Reconhecemos as tatuagens", disse Sergio, irmão do jovem, em frente ao necrotério judiciário da Corte Suprema de Justiça, em Buenos Aires, onde se iniciou a necrópsia do corpo.

O caso, investigado como um "desaparecimento forçado", gerou uma onda de protestos na Argentina, e uma das principais suspeitas, sobretudo por parte da família e de organizações de direitos humanos, é de que policiais froam responsáveis pelo desaparecimento de Santiago