Comunistas de Pernambuco fazem sua 20ª Conferência sábado e domingo 

O PCdoB de Pernambuco realiza amanhã (21) e domingo (22) sua 20ª Conferência Estadual preparatória ao 14º Congresso Nacional do partido, que acontece em novembro próximo. O evento começa com o credenciamento de delegadas, delegados, dirigentes e convidados, a partir das 8h30. A partir das 10h, serão abertos os trabalhos com a aprovação pelo plenário do Regimento Interno, da Mesa Diretora e das Comissões.

Comunistas de Pernambuco realizam sua 20ª Conferência sábado e domingo - Divulgação

Às 10h30, está prevista a intervenção da camarada Madalena Guasco, filósofa, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP e membro do Comitê Central do PCdoB. Em sua fala, ela abordará os documentos do 14º Congresso.

Em seguida será a vez de Renildo Calheiros, ex-prefeito de Olinda e membro dos comitês estadual e nacional falar sobre a conjuntura política e eleitoral para 2018. Às 12h30, intervalo para almoço. A programação da conferência será retomada às 14h com a palavra franqueada aos participantes até o início da apresentação do balanço do Comitê Estadual cessante, a cargo do atual presidente do CE, Alanir Cardoso. Às 18h, encerramento das atividades do dia.

No domingo (22), os trabalhos começarão às 9h e se estenderão até às 13h. Das 9h às 11h, debate a cargo dos participantes, que se revezarão ao microfone até às 11h, quando atuará a Comissão de Resolução da Conferência. A parir das 12h terá início o processo de votações para a nova direção estadual e dos delegados ao 14º Congresso Nacional. Em seguida, serão anunciados os nomes dos dirigentes do Comitê Estadual de Pernambuco para o biênio 2017-2019, bem como da delegação que representará o estado no congresso comunista em São Paulo.

A 20ª Conferência Estadual do PCdoB de Pernambuco acontecerá no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), localizado na BR 101 – Km 57, bairro da Guabiraba, Zona Norte da capital.

Balanço da gestão cessante

Na minuta do balanço do biênio 2015-2017, que será submetida ao plenário da 20ª Conferência, a direção cessante faz uma avaliação do contexto político nos últimos dois anos, com destaque para “a grande instabilidade política, provocada pela ascensão das forças conservadoras do país, através de um golpe judicial e parlamentar, ao centro do poder da República e que, desde então tem provocado uma dispersão nas forças populares, além de dar prosseguimento a uma agenda ultraliberal em andamento”.

O quadro eleitoral em 2016 foi também objeto da análise dos dirigentes. “Destaca-se ainda, nas eleições de 2016 a mudança das regras eleitorais, que obrigaram as eleições a acontecerem de forma mais rápida, diminuindo o tempo de campanha na TV e rádio, tornando o debate acerca do futuro das cidades rápido, difuso e despolitizado. Acrescenta-se a isso, o fim do financiamento empresarial de campanha”.

Segundo ainda o documento, “em que pese a dispersão das forças de esquerda no estado, o saldo eleitoral foi positivo para nossas forças, visto que os candidatos representantes da Frente Popular obtiveram vitórias importantes, com destaque para a reeleição de Geraldo Júlio à prefeitura do Recife, com participação ativa e em posição de destaque do PCdoB na chapa majoritária, através da participação do camarada Luciano Siqueira como vice-prefeito, o que realça o acerto tático do PCdoB na cidade”.

O balanço inclui também a avaliação das atividades partidárias de abrangência interna e externa. “Em linha geral o Partido correspondeu às diretrizes definidas na sua 19ª Conferência Estadual e empreendeu, dentro das possibilidades que o contexto político permitiu e exigiu uma ampla gama de atividades”.

No documento, a direção cessante comenta detalhadamente as diversas atividades realizadas distribuídas nas áreas de (a) Organização, subdivida em três aspectos: O Partido no enfrentamento ao golpe; A estabilidade política da direção estadual; Estruturação partidária; (b) Finanças; (c) Frente Sindical; (d) Juventude; (e) Movimentos Sociais; (f) Comunicação; (g) Formação e Propaganda.

Audicéa Rodrigues
Do Recife