"Brasileiros querem inclusão e dignidade, não ração", cutuca Lula

Por meio das redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resgatou a importância do Bolsa Família para a inclusão social dos brasileiros e aproveitou para cutucar a ração do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).

bolsa família

"Os brasileiros querem inclusão social e dignidade. Não querem ração. Hoje o Bolsa Família completa 14 anos", tuitou o ex-presidente, numa postagem acompanhada de um vídeo sobre o programa lançado em seu governo primeiro ano de governo, em 2003.

O produto de Doria, chamado de programa Alimento para Todos, será produzido com alimentos perto da data de vencer, ou prontos para o descarte, e distribuído aos mais pobres. O prefake chegou a anunciar que distribuiria na merenda escolar, mas recuou diante da repercussão negativa.

Lula destacou que o Bolsa Família foi um marco no combate à fome no país, responsável por tirar milhões de brasileiros da miséria.

O programa ajudou a reduzir em 58% a mortalidade infantil por desnutrição no país, além de aquecer as economia locais, que passaram a ser impulsionadas pelo consumo daqueles que antes eram excluídos pela elite brasileira.

Além de reforçar a importância do programa, o vídeo traz depoimentos de brasileiros que apontam o retrocesso provocado pela política de cortes de Michel Temer.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, entre junho e julho deste ano, o número de benefícios encolheu em 543 mil famílias. O corte inclui suspensões para avaliação e cancelamentos, segundo o ministério. Ao todo, o programa pagou 12.740.640 famílias em julho.

O corte é resultado do ajusto fiscal do governo, que congela os investimentos em saúdo, educação e programas sociais por 20 anos.que beneficiou 50 milhões de brasileiros e tirou 36 milhões da extrema pobreza, conforme destaca o vídeo.